Blitz Amazônico
Educação

Filmografia marca o encerramento do  “Setembro Amarelo” na rede estadual de ensino


Para encerrar as atividades do mês dedicado à Prevenção e combate ao suicídio, o “Setembro Amarelo”, os estudantes da escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo,  localizada no município de Lábrea (distante 702 quilômetros de Manaus), produziram uma filmografia, com o tema,  “Yellow September: Um novo dia Virá”. O trabalho é resultado de uma ação interdisciplinar das disciplinas de Língua Inglesa e Artes.

A coordenadora da ação e professora de Língua Inglesa, Arlene Nascimento, contou que a produção do trabalho interdisciplinar, que aconteceu ao longo deste mês de setembro,  é um alerta para a comunidade escolar.

“Essa filmografia, além de ser um trabalho de sala de aula, busca mostrar a realidade que o estudante pode passar. Alguns conseguem lidar com a dor, outros não. A mensagem que queremos passar é: vocês não estão sozinhos, não desistam, outro dia virá”, explicou a professora.

Durante todo o mês, a campanha de conscientização sobre temas como, autocuidado, equilíbrio emocional, saúde mental e escutas especializadas foram debatidos com os estudantes nas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. 

Neste ano, o tema da campanha é “Se precisar, peça ajuda”. A iniciativa foi discutida nas escolas da capital e interior do estado por meio de palestras, rodas de conversa, produção de vídeos, além de apresentações musicais e teatrais.

Para a estudante, do Ensino Médio,  Heloysa de Souza, 17 anos, o vídeo é uma mensagem clara do que acontece com alguns estudantes.

“Nós reproduzimos o que acontece com alguns estudantes, sabendo que é um assunto delicado. Temos uma colega que sofre de ansiedade e outra que está passando por um processo de luto recente. Nós queremos que esse vídeo alcance e toque as pessoas como nos tocou enquanto gravamos”, contou a estudante. 

Setembro Amarelo

Iniciada em 2015, a campanha brasileira do “Setembro Amarelo”  visa previnir o suicídio e conscientizar sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde mental. 

Para quem está precisando de ajuda, é possível procurar acompanhamento em um dos 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no  Estado e nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima da residência; Corpo De Bombeiros (193), Centro de Valorização à Vida (CVV) pelo 188, ou Samu (192) devem ser acionados.

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Post Relacionado

Secretaria de Educação dá início a reordenamento de estudantes da rede pública

EDI FARIAS

Prefeitura inicia período de transferência dos alunos da rede municipal de ensino 

EDI FARIAS

Representantes da rede estadual de ensino do Amazonas participam de Jornada sobre Inclusão Escolar

EDI FARIAS