Blitz Amazônico
Saúde

Extensão universitária: FVS-RCP recebe estudantes de Pedagogia e apresenta atuação da profissão na Vigilância em Saúde

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, recebeu, nesta terça-feira (09/01), uma turma com 24 estudantes do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os futuros pedagogos foram apresentados sobre a fundação e a atuação do pedagogo na vigilância em saúde do Amazonas.

Com o objetivo de ampliar a visão dos estudantes sobre a área de atuação do pedagogo, a turma participou de roda de conversa e teve contato com pedagogos que atuam no campo jurídico, em desenvolvimento de recursos humanos, educação em saúde e mobilização social, educação a distância, pesquisa aplicada à vigilância em saúde.

“A formação de futuros pedagogos abrange diferentes campos, incluindo a atuação para lidar com questões de saúde pública. Por meio de ensino e pesquisa, a FVS abre as portas para contribuir para o fortalecimento da formação desses profissionais”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Pela FVS-RCP, participaram da iniciativa Daniel Barros, de ensino e pesquisa institucionais, e a equipe de pedagogos que atuam na instituição: David Oliveira, Ivanilde Mafra, Elcilene Sinarega, Diocina Santana e Raimundo Sidnei Campos.

A visita técnica faz parte da disciplina estágio supervisionado III do 8º período matutino do curso de pedagogia da UEA e é realizada após solicitação da universidade. “A fundação tem uma pedagogia, trabalha o ensino e aprendizagem. Daí a importância desses futuros profissionais compreenderem a relação da Fundação com a pedagogia”, ressaltou Nataliana Paiva, professora do curso de Pedagogia da UEA.

A estudante de pedagogia Alice Barros Oliveira, 8º período de pedagogia da UEA, é uma das alunas da turma que realizou a visita. Ela também é aluna do Programa de Iniciação Científica em parceria com a Fundação, tendo o Professor Doutor Raimundo Sidnei Campos, do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-RCP, como professor orientador, para estudar sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares em Manaus.

Para a estudante, a visita na fundação é oportunidade de ampliar os horizontes profissionais dos futuros pedagogos. “A docência é a maior parte da atuação do pedagogo, mas nós, como pedagogos, temos que saber quais são as nossas áreas de atuação, o que nós podemos fazer para além da escola. Podemos abrir o leque de oportunidades na nossa profissão”, disse Alice.

Extensão universitária

A visita da turma de pedagogia faz parte das ações do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), que atende instituições no intuito de realizar parcerias institucionais com instituições de ensino, além de contribuir e fortalecer a formação acadêmica de profissionais.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Post Relacionado

Secretaria de Saúde realiza reunião para tratar sobre novos fluxos de atendimento da CEMA

EDI FARIAS

Secretário de saúde recebe prefeito de Tefé para alinhar parcerias

Victória Farias

Litoral de São Paulo enfrenta aumento em casos de virose

EDI FARIAS