Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Escolas da Prefeitura de Manaus participam da ação ‘Valorização da Vida’ em alusão ao ‘Setembro Amarelo’

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MP–AM), realizou, nesta quarta-feira, 17/9, a ação “Valorização da Vida”, em alusão ao “Setembro Amarelo”, que contou com a participação das escolas municipais Doutor Raymundo Nonato, Professora Maria do Socorro Azevedo, Themistocles Pinheiro, Helena Augusta Walcott e Professora Maria Auxiliadora Santos, das zonas Norte e Leste.

O Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed e o Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa) do MP são os responsáveis pela atividade, que tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar os estudantes sobre a importância do cuidado com a saúde mental e da valorização da vida. Ao todo, 100 alunos participaram da ação, com a seleção de 15 representantes de cada escola, acompanhados por psicólogos e professores da rede municipal.  

O coordenador do Nupi da Semed, Ricardo Simões, comentou sobre o impacto da iniciativa junto aos estudantes. “A ação ‘Valorização da Vida’ é fundamental para que possamos compreender as necessidades de cada aluno. Falar sobre esse tema dentro das escolas municipais é um gesto de cuidado e de esperança”, afirmou Ricardo.  

Joseila Cruz, facilitadora em Justiça Restaurativa do Nupa, falou sobre a parceria com a Semed e a atuação do núcleo nas escolas municipais. “Hoje, estamos participando desta ação em cinco escolas da rede municipal, com o objetivo de promover o projeto ‘Escola em Paz’, que neste mês trabalha a temática do Setembro Amarelo. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da saúde mental, cuidando dos alunos e proporcionando momentos de bem-estar”, relatou Joseila.

A ação além de estimular o diálogo e a reflexão em torno do “Setembro Amarelo”, também proporciona momentos de descontração, onde cria um ambiente acolhedor e favorável para que os estudantes se sintam mais abertos ao tema. “Foi uma experiência incrível poder compartilhar sentimentos uns com os outros. Essa roda de conversa nos deu a oportunidade de nos expressar, conversar e ouvir”, contou a estudante Lorrana Barroso, de 15 anos, do 9º ano.

O gestor Sérgio Garcia, da escola municipal Helena Augusta Walcott, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, ressaltou a importância da ação no apoio aos alunos dentro e fora da sala de aula. “Fico muito feliz com a presença do Ministério Público e da Semed em nossa escola. Foi um sucesso e os alunos gostaram bastante, estamos ansiosos para as próximas ações”, disse Sérgio.

Texto – Thalia Rodrigues / Semed

Foto – Divulgação/ Semed

Post Relacionado

Tempo de espera em trânsito na avenida Rodrigo Otávio é reduzido com obra de alargamento da prefeitura, atestam condutores

blitzamazonico

Prefeitura intensifica serviços de recuperação asfáltica e desobstrução de redes de drenagem

blitzamazonico

Alça de passagem subterrânea será interditada na madrugada de segunda, 22

blitzamazonico