Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Empreendedoras ocupam espaços da Semulsp e transformam desafios em oportunidades

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), abre espaços para acolher e incentivar o empreendedorismo de mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto acontece em dois pontos da cidade: na sede da Semulsp, com edições mensais sempre no último dia útil do mês, e na lagoa da Compensa, onde a comercialização ocorre às quartas, quintas, sextas-feiras e aos domingos, das 16h às 22h, horário de maior movimento na área.

Na segunda-feira, 30/6, a área de convivência da sede da Semulsp recebeu mais uma edição do tradicional “Bazar da Drika”. Dessa vez, com a participação das empreendedoras do projeto “Segunda Chance”. O grupo, liderado por Marluce Perdigão, reúne mulheres que enfrentam situações de abandono, luto, doença e exclusão social.

“Nosso grupo reúne mulheres que foram esquecidas pela sociedade. Aqui, elas reencontram o brilho no olhar, a força para seguir em frente e a possibilidade real de reconstruir suas histórias com dignidade. Muitas enfrentam câncer, luto, abandono, dívidas, e chegam até nós desacreditadas. A Semulsp nos acolheu com carinho e respeito, e isso faz toda a diferença. Mais que vender, a gente tem voz, visibilidade e esperança”, declarou Marluce.

A iniciativa é voltada especialmente para mães solo, vítimas de violência doméstica, mulheres que superaram o câncer ou estão fora do mercado de trabalho por causa da idade. A cada edição, elas mostram talento, coragem e vontade de recomeçar.

“Eu nunca imaginei que vender meus doces seria minha forma de viver. Depois do câncer e de perder o emprego, achei que nunca mais teria oportunidade. Hoje, vendo aqui e nas ações comunitárias. Isso me salvou”, conta emocionada Simone Melo, de 53 anos.

Além de ser uma vitrine de talentos, o projeto também fortalece redes de apoio entre as mulheres, promovendo autoestima, geração de renda e independência. A servidora Elane Azevedo da Silva, que trabalha na área administrativa da Semulsp, é uma das clientes assíduas. “A gente compra, ajuda e ainda leva para casa produtos de qualidade, feitos com carinho. É uma troca linda. Já virei cliente fiel”, mencionou.

O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, esteve com as empreendedoras, visitou estandes e destacou a importância do projeto. “Nosso papel é acolher, apoiar e abrir portas. Por orientação do prefeito David Almeida, temos buscado promover ações que valorizem a dignidade das pessoas, especialmente das mulheres guerreiras que precisam apenas de uma chance para mostrar sua força”, afirmou Sabá.

Outro diferencial da iniciativa é o compromisso com a justiça econômica: não há taxas abusivas e, nas ações comunitárias, a participação é totalmente gratuita.

A agenda do projeto continua, nesta quarta-feira, 2/7, com mais uma edição do bazar na lagoa da Compensa, das 16h às 22h. Mais uma oportunidade para conhecer os produtos e, principalmente, apoiar histórias reais de superação, coragem e empreendedorismo.

Foto – Divulgação/Semulsp

Post Relacionado

Prefeitura destaca papel dos enfermeiros na Atenção Primária à população de Manaus

Patrick

Prefeitura de Manaus capacita conselheiros tutelares para uso de sistema nacional de registro de informações

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus realiza ação de educação ambiental em embarcações

victoria Farias