Blitz Amazônico
Amazonas

Em Parintins, DPE-AM participa da abertura do 9º Encontro de Ideias Rios da Vida

Evento acadêmico segue até esta sexta-feira (21) com a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta terça-feira (18), da cerimônia de abertura do 9º Encontro de Ideias Rios da Vida, em Parintins. O evento acadêmico ocorre entre os dias 18 e 21 de março, com o tema central “Águas Futuras: Desafios para Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos”, abrindo uma discussão relevante para o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais, especialmente na região amazônica.   

O evento reúne especialistas, pesquisadores, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, estudantes e comunidades locais, com o objetivo de promover um diálogo multissetorial sobre os desafios e soluções para a gestão sustentável das águas. A programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos. 

Representando a DPE-AM, a defensora pública Emilly Santos esteve na cerimônia de abertura e abordou a importância da aproximação da instituição com as universidades e a comunidade para que haja maior conhecimento sobre a função e atribuições da Defensoria. “O nosso trabalho vai além das causas individuais, como por exemplo, o divórcio, uma pensão alimentícia. A Defensoria também pode atuar de maneira coletiva, em favor tanto do meio ambiente quanto da sociedade”, explica. 

A defensora pontuou que, como o tema aborda a gestão de recursos hídricos, tanto a sociedade quanto a academiam ao verem que falta algum tipo de política pública em Parintins, podem acionar a Defensoria para tratativas. “Nós podemos dialogar com o Município ou com o Estado do Amazonas para que algo seja implementado, podemos conversar para que seja resolvido através de um termo de ajustamento de conduta e, caso não seja resolvido, podemos judicializar, entrando com uma ação civil pública”, explicou. 

Ainda durante o evento, Emilly Santos destacou a importância do encontro para a comunidade acadêmica do município. “Sou egressa da UEA e sempre participei desses eventos. É importante que mais amazonenses se engajem e acessem cargos de poder”, finalizou. 

Foto: Divulgação/DPE-AM 

Post Relacionado

Após DPE-AM comprovar inocência, Tribunal do Júri absolve homem acusado de homicídio que ficou 15 anos preso 

victoria Farias

Em Novo Airão, Idam atua na logística de escoamento de 4,7 toneladas de alimentos adquiridas por meio do PAA

EDI FARIAS

Em Itacoatiara, Defensoria Itinerante vai atender moradores da região durante mutirão de serviços jurídicos gratuitos

victoria Farias