Blitz Amazônico
Amazonas

Em Maués, DPE-AM realiza entrega de carteiras de identidade emitidas após mutirão na Terra Indígena Andirá-Marau 

Entrega é mais um fruto colhido do mutirão de documentação ‘Mo’yha Aikawiano Hanuat Ko’i Pyt’awa Hap – Acesso a Direitos’, que realizou mais de 2 mil atendimentos em 2024 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta semana, a entrega de documentos de identidade na Terra Indígena Andirá-Marau, em Maués. A documentação foi solicitada durante mutirão realizado pela DPE-AM em abril do ano passado na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na região do Alto Marau, dentro da TI, onde vivem indígenas da etnia Sateré-Mawé. A entrega sofreu atraso por causa de seca extrema dos rios. 

Os documentos foram entregues nas comunidades Nossa Senhora de Nazaré e Nova Aldeia, onde só é possível chegar por via fluvial. Participaram da entrega as defensoras públicas Daniele Fernandes e Mila Barreto, além de servidores da Casa de Saúde Indígena (Casai) e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Defesa Civil e professoras do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). 

“A ação para entrega das carteiras de identidade nas comunidades de Nossa Senhora de Nazaré e Nova Aldeia, na Terra Indígena Andirá-Marau, representa a concretização de todo o trabalho feito no mutirão de identificação promovido pela Defensoria Pública e demais instituições parceiras no ano de 2024”, disse a defensora Daniele Fernandes, que coordenou o mutirão. 

“Assegurar o acesso à identificação civil às comunidades indígenas que não conseguem obtê-la pela distância, entraves burocráticos e altos custos de deslocamento, levando atendimento in loco, é um dever do Estado e demonstração de respeito aos povos originários”, acrescentou. 

Durante o deslocamento até a região, as defensoras públicas aproveitaram para conhecer as novas instalações da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) da comunidade Nova Aldeia. 

Sobre o mutirão 

Realizado entre os dias 15 e 17 de abril de 2024 em Nossa Senhora de Nazaré, o mutirão “Mo’yha Aikawiano Hanuat Ko’i Pyt’awa Hap – Acesso a Direitos”, realizou mais de dois mil atendimentos. A ação com oferta de serviços de documentação civil para a população Sateré-Mawé foi coordenada pela DPE-AM e contou com a parceria de diversas instituições. 

Foram 2.112 atendimentos. Os serviços ofertados foram de emissão e retificação de Certidão de Nascimento, registro de nascimento tardio, registro de óbito tardio, emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN, antigo RG), CPF e Título de Eleitor. Também foram ofertados a alteração do local de votação e o registro no CadÚnico para obtenção do Bolsa Família. 

O trabalho garantiu a criação de duas novas seções eleitorais em Nossa Senhora de Nazaré para 496 eleitores, que antes precisavam viajar longas distâncias para votar em outras comunidades. 

O mutirão de atendimentos teve como parceiros: a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), as secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Segurança Pública (SSP-AM), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maués (Semas), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Associação de Tuxauas dos Rios Urupadi, Miriti e Manjuru (Tumupe), Associação Puratig dos Indígenas Sateré Mawé do Município de Maués (APISMMM), Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Cartório Andrade, Receita Federal do Brasil (RFB), Distrito Especial Indígena Parintins (DSEI/PIN) e Casa de Saúde Indígena (Casai). 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Natal Seguro: Ipem-AM apreende produtos irregulares e reprova marca de panetone comercializado em Manaus e Região Metropolitana

blitzamazonico

Sem previsão de remédio na FCecon, influencer faz ‘vaquinha’ online para continuar tratamento para câncer

victoria Farias

Defensoria Pública do Amazonas inaugura nova Unidade Descentralizada em Silves

victoria Farias