Blitz Amazônico
Amazonas

Em ação de cidadania, Defensoria Pública garante direitos básicos à população de Rio Preto da Eva

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) recebeu, nesta quinta-feira(26), a 78ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União (CNCG).  

O evento de abertura contou com a presença do secretário executivo adjunto Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza do Amazonas, Airton Luis da Silva Veiga Filho, representando o governador Wilson Lima, além do presidente do CNCG, Marcelo Turela, da vice-presidente do CNCG, Arassônia Maria Figueiras, do diretor-geral da DPE-AM, Antonio Cavalcante de Albuquerque Junior, e do Corregedor Geral do Amazonas, Marco Aurélio Martins da Silva. 

O Corregedor Geral do Amazonas destacou que a última reunião do conselho no Amazonas aconteceu há 12 anos. “Hoje nós reunimos os corregedores e corregedoras de todo o país, de forma híbrida. Nós tivemos quase 20 estados participando. É um momento importante para as corregedorias públicas, porque elas integram conhecimentos e dúvidas, vivências. Isso gera para os membros, para os servidores e para os assistidos vários benefícios”, disse. 

“Por exemplo, na reunião de hoje nós discutimos a respeito de protocolo integrado para anteder o assistido que mora em um determinado estado e o processo dele ocorre em outro”, exemplificou Marco Aurélio.

Também foram discutidas questões como a saúde dos servidores, membros e dos terceirizados que atuam nas instituições. “Esse encontro é muito frutífero e ele ocorre todos os meses em uma capital ou em outra cidade. Nós tivemos a felicidade do retorno aqui, depois de mais de uma década, dos corregedores no Amazonas para vivenciar o nosso verão”, finalizou. 

O presidente do CNCG, Marcelo Turela, explicou que a reunião acontece mensalmente em um estado diferente para uma melhor integração entre as defensorias. “O Conselho Nacional de Corregedores e Corregedoras está muito feliz em poder ser recebido no Estado do Amazonas”, disse ele. 

“Essas reuniões dos corregedores e das corregedoras têm servido para uma melhor integração entre as Defensorias Públicas. Os temas discutidos são pertinentes e são muito importantes para melhorar o atendimento, tanto por parte dos defensores e das defensoras, quanto dos servidores e das servidoras, à população mais vulnerável. Uma Defensoria mais igual presta um melhor serviço, e esse é o nosso intuito, trocar informações, trocar ideias, debater temas importantes, tudo para contribuir para que nós, como defensor público, como defensora pública, prestemos o melhor serviço ao cidadão e a cidadã vulnerável”, disse.

A próxima reunião do conselho acontece no mês de outubro em Sergipe. 

Programação

O encontro continua nesta sexta-feira (27). Além dos diálogos e a apresentação de boas práticas da DPE-AM, a agenda conta com apresentação de alguns projetos conduzidos pela Defensoria do Amazonas como o “Ensina-me a Sonhar” e o “Poranga Pesika”. A programação encerra com visitações ao Mirante São Vicente (Lúcia Almeida) e ao Teatro Amazonas, ambos no Centro da cidade. 

Post Relacionado

Defensoria instaura procedimento para acompanhar regularização de poços artesianos no bairro Colônia Antônio Aleixo

blitzamazonico

Em comemoração aos 42 anos de Rio Preto da Eva, Idam promove semana de capacitação a produtores rurais do município

EDI FARIAS

Defensoria Pública do Amazonas realiza a 1ª Semana de Combate ao Assédio, Violência Política e Discriminação 

victoria Farias