Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Educadores da Prefeitura de Manaus participam de formações do Projeto Integrado de Formação Continuada

Mais de 3,5 mil professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus , estão participando do Projeto Integrado de Formação Continuada, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que realizou mais uma atividade nesta quinta-feira, 24/4. A iniciativa é coordenada pelas Gerências de Formação de Tecnologia Educacional (GTE) e de Continuada (GFC), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), e teve início em março deste ano.

As formações são ministradas por especialistas da GTE, em polos localizados nas unidades de ensino de todas as zonas geográficas da capital. Para os professores do 1º ao 4º ano, o curso é dividido em seis módulos, com encontros realizados tanto nos polos quanto na sede da GTE. O foco é promover uma formação contínua que conecte a teoria pedagógica à prática em sala de aula, com base no currículo municipal.

Já os docentes do 5º ano recebem capacitação em tempo integral, voltado especificamente para a preparação dos estudantes para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com o formador e responsável pela equipe de Cultura Digital dos Anos Iniciais da GTE, Erlon Lima, a iniciativa busca ampliar o uso de tecnologias educacionais nas escolas da rede municipal.

“Por meio do projeto, estamos oferecendo recursos digitais atualizados que fortalecem o processo de aprendizagem, desde a alfabetização até o desempenho nas avaliações externas, como o Saeb. A proposta é levar aos professores digitais que podem ser utilizados com ou sem internet”, destacou Lima.

Uso da tecnologia na prática pedagógica

Com o tema “O uso de recursos digitais na formação docente: personalização de ensino e pesquisa, contextualizados pela história da escrita” , cerca de 220 professores do 3º e 4º anos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste participaram, nesta quinta-feira, do segundo módulo da formação nas salas da GTE e nos polos educacionais.

O objetivo é integrar o uso de aplicativos educacionais ao desenvolvimento do cálculo algébrico dos alunos, de forma homologada às diretrizes do currículo da rede municipal. A formação também incentiva a elaboração de projetos pedagógicos que estimulem a inovação e a socialização no ambiente escolar.

A professora Yara Lúcia Araújo Soares, da escola municipal Gelcy Sena Abrantes, localizada no bairro Redenção, zona Centro-Oeste, ressaltou a importância da formação para sua prática docente.

“Já utilizo essa formação como ferramenta no dia a dia. Com o que aprendi, consegui ensinar meus colegas a acessar a plataforma, realizar atividades e renovar metodologias em sala. É uma formação essencial, principalmente em projetos de Ciências, onde tudo está conectado”, afirmou Yara.

Para a professora Márcia Rebelo, da escola municipal Imaculada Conceição, no conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, a integração da tecnologia no processo de ensino é fundamental.

“A inteligência artificial já faz parte da rotina dos nossos alunos, e nós, professores, também estamos utilizando esses recursos. No laboratório, ganhamos com ferramentas que ajudam a criar avaliações e atividades diferenciadas, o que tem melhorado significativamente o aprendizado. As crianças se envolvem muito”, concluiu Márcia.

Foto – Mário Oliveira/ Semed

Post Relacionado

Guarda Municipal de Manaus recebe orientações sobre posse e porte de arma de fogo

blitzamazonico

Prefeitura reúne profissionais para o alinhamento das ações de 2023 do Programa Saúde na Escola

blitzamazonico

Sine Manaus oferta 284 vagas de emprego nesta quinta-feira, 1º/6

Patrick da Silva FARIAS