Blitz Amazônico
Cultura

É AMANHÃ: Ação coletiva de arte urbana transforma hospital de Manaus

O projeto ‘Grafitando a Cura’ será realizado no Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado com a participação de dez grafiteiros locais com direito a roda de conversa com profissionais de saúde para debater arte e bem-estar

Nesta sexta-feira (20), Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado recebe uma ação coletiva de arte urbana para transformar o estacionamento do hospital com mensagens de alegria e bem-estar. O evento, que ocorre de 8h às 18h, abre uma roda de conversa entre artistas e profissionais de saúde sobre a importância da arte para a saúde mental de pacientes, profissionais de saúde e população geral. 

O projeto “Grafitando a Cura” conta com dez artistas de grafite da cena local para transformar um muro de 40 metros no estacionamento do hospital em uma obra de arte inspiradora. A iniciativa é liderada pelo premiado artista Raiz Campos, conhecido por seus murais de temáticas indigenistas no Amazonas e em diversas cidades do Brasil e do mundo.

Arte e bem-estar

A arte desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar, uma vez que oferece uma forma única de expressão e conexão emocional. Estudos mostram que atividades artísticas, como pintura, música e dança, podem reduzir o estresse, aliviar sintomas de ansiedade e depressão, além de melhorar o humor e a qualidade de vida.

Em ambientes hospitalares, a presença de obras de arte pode transformar a atmosfera, tornando-a mais acolhedora e confortável tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde, promovendo um sentimento de esperança e estimulando a recuperação física e mental.

A ação será aberta ao público geral que queira prestigiar, acompanhar as pinturas e tirar fotos com os artistas. “Grafitando a Cura” realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal. 

Programação e Artistas convidados

Além do próprio Raiz Campos, participam da ação os artistas: Amazon, Mia, Denis L.D.O, Kina, Lori Paes, Megart, Olhinho, Thaizis e Tyna Guedes, todos nomes de destaque no cenário artístico de Manaus. 

A programação será iniciada às 8h com a apresentação dos artistas e o início das pinturas. Cada artista terá seu espaço para contribuir. Às 12h será feita uma pausa para almoço e descanso, retomando as atividades às 14h. A roda de conversa com os profissionais de saúde está prevista para às 16h30. 

Sobre Raiz Campos

Raiz Campos é um renomado artista visual no Amazonas, conhecido por suas obras imponentes que exploram temáticas indigenistas e culturais. Com uma trajetória marcada pela forte presença da arte urbana, seus murais enriquecem viadutos, construções e espaços públicos em várias cidades do Brasil e no exterior, incluindo Estados Unidos, Alemanha e Uruguai. 

Além de sua habilidade técnica e criatividade, Raiz é amplamente reconhecido por seu compromisso com a ação social e educativa, liderando projetos que integram arte e comunidade, como o “Arte Urbana na Escola”, que envolveu estudantes em uma experiência colaborativa para transformar uma escola pública através da pintura de murais. Sua obra não apenas tem apelo visual, mas também provoca reflexões sobre identidade, cultura e o papel da arte na transformação social.

Mais obras do artista: www.instagram.com/raiz.campos/

Post Relacionado

Curso gratuito sobre atrativos culturais e naturais tem inscrições prorrogadas pelo Ministério do Turismo

EDI FARIAS

Festival de Cirandas: Flor Matizada clama pela resistência das comunidades tradicionais e a inclusão

blitzamazonico

‘Amyipaguana’: Mostra de Cultura Popular terá lançamento no Largo de São Sebastião, neste sábado (05/11)

blitzamazonico