Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM participa de Encontro Nacional de Gestores e Conselheiros de Promoção de Igualdade Social, em Brasília

Defensora pública Suian Lopes destaca a importância da participação do AM em discussões nacionais sobre o tema

A defensora e presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Amazonas (Cepir) Suian Lopes, está representando a Defensoria Pública do Amazonas no Encontro de Gestores e Conselheiros de Promoção da Igualdade Racial, que ocorre até esta sexta-feira, 18, em Brasília. 

Convidada pelo Ministério da Igualdade Racial, Suian explica que o evento tem o objetivo de discutir e aprimorar políticas voltadas para a promoção da igualdade racial.

A defensora, que ingressou na Defensoria Pública no primeiro concurso que dispôs vagas reservadas para negros, indígenas e quilombolas, destacou a importância do encontro, que reúne gestores e presidentes de conselhos estaduais e municipais aderidos ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). 

“Estamos aqui para discutir ideias e propostas que possam melhorar o decreto do plano de igualdade racial, além de trocar experiências entre os estados sobre práticas bem-sucedidas”, afirmou. Ela enfatizou que sua atuação se dá em duas frentes: como representante do Conselho e como defensora pública. “É meu papel levar as experiências adquiridas nos encontros de volta ao Amazonas, para que possamos implementar ações efetivas e afirmar a igualdade racial dentro da nossa instituição”, acrescentou.

A defensora ainda ressaltou que a atuação da Defensoria Pública não se limita ao suporte jurídico, mas também inclui a promoção de políticas públicas e a identificação de marcadores de raça entre a população vulnerável atendida. “Não podemos discutir desigualdade de gênero sem considerar a raça, e é essencial que identifiquemos como isso impacta nossos assistidos”, destacou.

Camila dos Reis, gerente de promoção de igualdade social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e também membro do CEPIR, complementou a importância da participação do Amazonas no evento. “O Norte precisa ser ouvido. Estamos aqui para garantir que as questões regionais sejam debatidas e que as políticas públicas levem em conta as especificidades da nossa realidade”, afirmou. Camila enfatizou a relevância do Conselho, que reúne representantes da sociedade civil e do poder público, permitindo a elaboração de um plano estadual de igualdade racial que seja efetivo e representativo.

O evento, que teve início na quarta-feira, 16, inclui debates sobre a atualização do Decreto nº 4.886, de 2003, que institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR), e do Decreto nº 8.136, de 2013, que regulamenta o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Além disso, os participantes estão construindo subsídios para a atualização das portarias ministeriais que regulamentam o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir) e a adesão consorciada ao Sinapir.

Foto: Allan Leão

Post Relacionado

ADS realiza duas edições especiais de Feira de Produtos Regionais em Manaus

EDI FARIAS

Cosama lança Campanha de Negociação 2024 com atendimento itinerante  

EDI FARIAS

Fapeam divulga resultado de edital de apoio a eventos científicos no Amazonas

EDI FARIAS