Blitz Amazônico
diversão

Documentário de Heraldo Daniel conta a história do indigenista Egydio Schwade na Amazônia

“O Silêncio dos Kiña” traz relatos sobre o processo de alfabetização dos Waimiri Atroari e os crimes contra dois mil indígenas durante a ditadura militar
Em 2025 o indigenista Egydio Schwade celebra 90 anos de idade e resistência na luta pelas comunidades originárias no Amazonas. A história do autor do livro “A Ditadura Militar e o Genocídio do Povo Waimiri-Atroari” e um dos membros do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) será contada no documentário bibliográfico e investigativo com roteiro e direção de Heraldo Daniel, com lançamento previsto para 2026.

“É uma homenagem em vida ao indigenista Egydio Schwade, narrando os traumas testemunhados por ele, decorrentes do contato do indígena com o homem branco, a partir da sua vivência alfabetizando os Waimiri Atroari, povo indígena que habita a região sudeste de Roraima e o nordeste do Amazonas, no período do fim da construção da BR-174 e Hidrelétrica de Balbina”, define o diretor Heraldo Daniel.

A proposta do documentário surgiu quando Heraldo Daniel ganhou de presente o livro organizado por Egydio Schwade, que denuncia um um dos massacres promovidos pela ditadura militar, como o assassinato de 2 mil índios Waimiri-Atroari, entre 1972 e 1977, durante a abertura da BR-174, estrada que liga Boa Vista a Manaus.

“Após a leitura, eu quis conhecer o escritor e personagem principal da história, que alfabetizou o povo Kiña e teve contato com mais de 100 povos originários no Brasil”, conta o diretor.

“A gente escuta muito sobre os crimes da ditadura militar nos grandes centros urbanos, contra políticos, estudantes e artistas, porém, nunca se ouve falar dos mais de 10 mil indígenas mortos no golpe militar de 1964. Só na BR-174 foram 2.700 indígenas Kiña mortos e isso é assustador, até bombas usadas no Vietnã foram jogadas nas aldeias”, completa Heraldo Daniel.

Produção

As filmagens foram realizadas entre novembro de 2023 e setembro de 2024, em Manaus, São Paulo, Brasília, Vila de Balbina e Presidente Figueiredo, onde Egydio Schwade mora com a família há mais de 40 anos.

O documentário foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital nº 01/2023 de Fomento às Artes – categoria Audiovisual, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e executado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Na ficha técnica, Heraldo Daniel assina direção e divide roteiro e pesquisa com Gustavo Soranz, além da produção com Izis Negreiros, responsável também pela produção executiva.

“O Silêncio dos Kiña” traz Orlando Júnior e Antônio Faustino na direção de fotografia, Ricardo Juliani na direção de animação, Leandro Negreiros e Antônio Faustino na captação de som direto, Fernando Crispim na assistência de direção e logger, Herman Rebelo, Eliana Andrade e Vinicios Bórba na assistência de produção, Dom Demasi na cenografia, Jonas Ezequiel no making of e fotografia still, Daniel Simões na assistência de câmera, Marcelly Câmara como contrarregra e Júlio dos Santos Neto como estagiário de captação de som direto. A produção audiovisual contou ainda com Douglas Derrossi e Wolnei Cesar no apoio como motoristas.

Trajetória do diretor

Heraldo Daniel é sócio fundador da Maroaga Cultural e, atualmente, está como presidente da Associação de Cineclubistas e Documentaristas do Amazonas (ACDA). Ele começou no movimento cultural em 2001.

Em sua trajetória no audiovisual dirigiu quatro curtas-metragens, entre eles “Raiz dos Males”, de 2008, que ganhou destaque por dirigir o ator Chico Diaz e também pela premiação em festivais de cinema, como o Festival Guarnicê de Cinema e o Festival de Belém do Cinema Brasileiro (FestCineBelém). Em 2022 dirigiu o primeiro longa documentário, “O Clã das Jiboias – O Jiu-Jitsu da Amazônia para o Mundo”, sobre as origens do Brazilian Jiu Jitsu.

Em 2025 vai lançar o segundo longa, “A Rainha do Solimões”, projeto que fala da história de Coari e, em 2026, será a vez de “O Silêncio dos Kiña”.
FOTO:

Jonas Ezequiel 
CONTATO PARA ENTREVISTAS:Heraldo Daniel – 8106-8222

MAIS INFORMAÇÕES: Manuella Barros – 98172-9842

Post Relacionado

Espetáculo ‘Dois Irmãos’ confirma segunda temporada para agosto em Manaus

Patrick da Silva FARIAS

May Seven apresenta primeira edição do ‘Electro Beach’ em Manaus

blitzamazonico

‘Cine Circo’ estreia nesta sexta-feira no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou

victoria Farias