Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública recebe estudantes da Faculdade La Salle Manaus em nova edição do #PartiuDefensoria 

Projeto promove imersão sobre cidadania, acesso à Justiça e desafios enfrentados pela população mais vulnerável 

Nesta quinta-feira (25/09), alunos da Faculdade La Salle Manaus participaram de nova edição do projeto #PartiuDefensoria, realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam). O encontro ocorreu no auditório da instituição, localizado na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e reuniu estudantes do primeiro ao décimo período do curso de Direito. 

Durante a programação, o diretor da Esudpam, o defensor público Helom Nunes, apresentou aos acadêmicos a missão da Defensoria Pública e discutiu o conceito de vulnerabilidades contemporâneas, que abrangem desde fatores sociais e econômicos até aspectos geográficos e digitais que dificultam o acesso da população aos seus direitos. 

“Acredito que essa é a grande missão do Partiu Defensoria, gerar uma nova percepção em estudantes sobre o que é a Defensoria Pública. Muitas vezes, nem mesmo alunos de Direito têm a dimensão do nosso papel. Por isso, cada edição é uma oportunidade de mostrar que nossa função é promover transformação social”, explicou o defensor. 

De acordo com o defensor público Helom Nunes, a diversidade da turma, composta por estudantes de diferentes idades e períodos, reforçou o impacto da iniciativa. 

“Quem passa pela Defensoria Pública recebe um senso de empatia diferenciado. Mesmo que esses alunos não venham a trabalhar aqui, levarão consigo essa consciência de compromisso com a transformação social e o respeito à dignidade das pessoas”, afirmou o diretor da Esudpam. 

“Então, essa é a mensagem que cada edição do Partiu Defensoria busca deixar, que os estudantes, mesmo ainda na graduação, já possam começar a pensar e agir dessa maneira”, destacou Helom Nunes. 

Os universitários relataram que a experiência proporcionou uma mudança de perspectiva sobre a atuação da instituição. Para o acadêmico de Direito, Leônidas Pessoa, a atividade ajudou a compreender a amplitude dos desafios enfrentados no interior do estado. 

“No Direito, estudamos muito pela teoria. Mas ouvir a prática de quem vivencia as dificuldades de acesso à Justiça nos interiores do Amazonas nos faz sair da visão micro e enxergar a realidade de forma mais ampla”, comentou o estudante.  

A estudante do segundo período Maria Luiza ressaltou que a palestra a ajudou a identificar aspectos da vulnerabilidade que antes não conseguia expressar em palavras. 

“Eu tinha uma visão imediatista, sem entender a fundo as razões pelas quais muitas pessoas não conseguem acessar seus direitos. Percebi que a vulnerabilidade não se limita à questão financeira, mas envolve fatores geográficos, tecnológicos e outros aspectos que muitas vezes não enxergamos. Essa palestra trouxe clareza e mudou meu olhar”, pontuou Maria Luiza. 

Próxima edição 

O próximo encontro do #PartiuDefensoria já tem data marcada, dia 17 de outubro, com a participação dos estudantes da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro). 

A participação no projeto é organizada por meio das instituições de ensino. Para agendar uma visita, o coordenador de curso, professor ou diretor acadêmico deve enviar solicitação para o e-mail esudpam@defensoria.am.def.br, informando o nome da instituição, turma, quantidade de participantes e um número de WhatsApp para contato.   

Texto: Aline Ferreira 

Foto: Junio Mattos/DPE-AM

Post Relacionado

Defensoria Itinerante vai realizar mutirão de atendimentos jurídicos em Manaquiri

blitzamazonico

Comunidade indígena inteira viaja nove horas de rabeta para tirar documentos no Alto Marau (AM)

blitzamazonico

Ilumina+ Amazonas chega a Envira e moderniza sistema de iluminação pública do município

EDI FARIAS