A iniciativa, promovida pela Esudpam, realizou contação de histórias, pintura e brincadeiras que ensinaram, de forma divertida, sobre cidadania e direitos
Para celebrar a semana do Dia das Crianças e incentivar a educação em direitos desde a primeira infância, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam), realizou uma ação especial no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Clara Machado, localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (8) e envolveu cerca de 80 alunos do 1º e 2º período, com idades entre 4 e 6 anos.
O encontro transformou o ambiente escolar em um espaço de aprendizado e diversão. Com contação de histórias, pintura e brincadeiras, as crianças conheceram, de forma leve e interativa, os direitos que possuem e o papel da Defensoria Pública na defesa da cidadania.
Segundo a defensora pública e coordenadora da Esudpam, Petra Sofia, o momento representa uma forma de aproximar a instituição das escolas e contribuir para a formação cidadã desde cedo.
“Estamos trazendo um pouco da Defensoria para as escolas. É um momento de alegria, mas também de aprendizado, para que as crianças já conheçam a Defensoria e saibam que é um lugar onde podem contar. Nosso objetivo é estar presente desde cedo na formação delas, mostrando que o papai e a mamãe podem procurar a Defensoria quando precisarem resolver algum problema”, afirmou.
A ação integra o projeto “Defensoria nas Escolas”, que tradicionalmente atende estudantes do Ensino Médio, mas tem sido adaptado para o público infantil. Nessa versão, o foco é o aprendizado por meio do lúdico, com atividades que estimulam a imaginação e a compreensão das noções de justiça, solidariedade e respeito.
Conscientização infantil
De acordo com a pedagoga Lidiane Alves Couto, do CMEI Maria Clara Machado, a presença da Defensoria contribui para a formação cidadã das crianças e fortalece o vínculo entre a instituição e a comunidade escolar.
“É fundamental que as crianças conheçam seus direitos desde pequenas. Saber que têm direito à educação, ao lazer e ao esporte, e que existem órgãos que amparam esses direitos. A forma como a Defensoria trouxe essa mensagem, com atividades e brincadeiras, fez toda diferença. Eles participaram com entusiasmo e aprenderam se divertindo”, comentou.
O aprendizado foi assimilado com empolgação pelos pequenos. Heitor Fernandes, de 4 anos, destacou que gostou de desenhar e ouvir histórias. Já Esther Uchôa, de 5 anos, lembrou que “as crianças têm o direito de estudar e brincar de pega-pega”.
A iniciativa traduz o compromisso da Defensoria Pública com a promoção da educação em direitos e com o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e participativa, começando pelas novas gerações.
Texto: Ed Salles
Foto: Divulgação/DPE-AM