Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública garante acesso à Justiça a mais de 1 mil pessoas em Anori 

Durante uma semana de atendimentos, moradores da cidade e comunidades ribeirinhas receberam orientação jurídica gratuita 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) encerrou uma semana de atendimentos no município de Anori (distante 195 quilômetros de Manaus) com 1.183 assistências jurídicas gratuitas prestadas à população. A ação, realizada por meio da Defensoria Itinerante, e teve como foco as áreas de Família e Registros Públicos. 

Os atendimentos ocorreram entre segunda (29/09) e sexta-feira (03/10), na Câmara Municipal de Anori, localizada na avenida Perpétuo Socorro, n 68, bairro Centro, e envolveram uma série de serviços voltados à garantia de direitos, como reconhecimento ou dissolução de união estável, pedidos de pensão alimentícia, retificação e emissão de certidões. 

De acordo com o coordenador da Defensoria Itinerante, defensor público Danilo Germano, a iniciativa representa mais do que um mutirão de atendimentos: é uma forma de assegurar a presença da Defensoria em regiões onde o acesso a serviços públicos ainda é limitado. 

“Essa aproximação permite que cidadãos em situação de vulnerabilidade tenham seus direitos reconhecidos e exercidos, fortalecendo a cidadania e a confiança nas instituições. Além disso, a escuta direta das demandas locais possibilita uma atuação mais sensível e estratégica, alinhada às reais necessidades da população”, destacou defensor. 

A defensora pública Bruna Farias, que atua na comarca de Anori, destacou a importância do apoio da equipe itinerante para o fortalecimento do atendimento no interior. Para ela, o suporte da Defensoria Itinerante é essencial para garantir que o grande volume de demandas do município seja atendido com eficiência e qualidade.  

“A equipe é extremamente qualificada, comprometida e atenciosa com os assistidos, o que faz toda a diferença. Desde o servidor que realiza a triagem até o profissional de tecnologia responsável por garantir a estrutura necessária para os atendimentos, todos contribuem para que a ação aconteça de forma organizada e eficiente”, observou Bruna Farias. 

Para a defensora o impacto social da ação, se direciona especialmente para os moradores de comunidades mais distantes, que enfrentam dificuldades para chegar à cidade em busca de atendimento. 

“Ações como essa garantem o devido acesso à Justiça da população mais carente, inclusive das comunidades ribeirinhas, que enfrentam desafios de deslocamento e acesso digital. A equipe do Itinerante resguarda direitos e oferece um apoio essencial a nós, defensores do interior. É um trabalho fundamental para assegurar dignidade e cidadania à população de Anori”, enfatizou. 

Texto: Aline Ferreira 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Defensoria dá posse a servidora aprovada em concurso público para atuar em Humaitá

blitzamazonico

Em Codajás, a DPE-AM obteve decisão judicial para fornecimento gratuito de fraldas geriátricas

victoria Farias

Defensoria Pública do Amazonas conclui atividades da 1ª Semana de Combate ao Assédio, Violência Política e Discriminação

victoria Farias