Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública do Amazonas realiza mutirões de atendimentos no Alto Solimões

Moradores de Amaturá e São Paulo de Olivença vão receber assistência jurídica gratuita na próxima semana

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo Alto Solimões, vai realizar dois mutirões de atendimento no interior na próxima semana. A ação representa o fortalecimento do acesso a direitos básicos e à cidadania para a população de municípios do interior.

Nos mutirões, serão ofertados serviços jurídicos gratuitos referentes a pensão alimentícia, guarda, curatela, alvará, retificação de pedidos de segunda via, registros tardios, inventário, indenizações, consulta processual, entre outros.

Em Amaturá, o mutirão acontece de 14 a 17 de outubro, na Secretaria de Assistência Social, localizada na rua Padre Roberto, n°798, bairro São Francisco. Também vai ser realizada inspeção carcerária e atendimento jurídico prisional aos custodiados na delegacia do município.

A defensora pública Jéssica Matos, responsável pela comarca de Amaturá, ressalta que o atendimento ocorre todos os dias de forma virtual. “A Defensoria Pública realiza diariamente atendimentos jurídicos virtuais às comarcas que abarcam o Polo Alto Solimões, mas na região de Amaturá a população ainda prioriza muito o atendimento jurídico presencial. Então, não podíamos fazer diferente e vamos honrar o nosso compromisso de estar presente na comarca de Amaturá mais uma vez”, disse.

São Paulo de Olivença

Em São Paulo de Olivença, o mutirão acontece na Secretaria de Assistência Social, localizada na rua Prudente de Morais, bairro São João. O atendimento será feito por meio de distribuição de fichas, que serão entregues por ordem de chegada. A ação ocorre entre os dias 14 e 18 de outubro. 

A defensora pública Danielle Mascarenhas, destaca que a maior demanda durante a ação é na área de família e registros públicos. “Pela nossa experiência, a maior demanda é justamente em família, ações de divórcio, ações de reconhecimento de solução de união estável, ações de alimento, ações de guarda e registros públicos, tanto na parte de retificação de registro, quanto na parte de registro nascimento tardio”, explica.

Danielle ainda enfatiza que também será realizado atendimento prisional durante a ação em Amaturá. “Vamos verificar a situação de cada processo desses presos, se já está no momento de pedir eventual progressão de regime ou se é caso de prisão domiciliar, pedido de revogação de prisão preventiva. Vamos analisar cada caso de forma individual e, no momento que é feito esse atendimento, também realizamos uma inspeção na delegacia para verificar as condições estruturais do prédio”, finalizou.

Foto: Arquivo/ DPE-AM

Post Relacionado

Defensoria expede recomendação para que Prefeitura de Tefé implemente melhorias no conjunto Castanheiras

Patrick da Silva FARIAS

Teatro Amazonas recebe espetáculos gratuitos de dança nesta sexta (15)

victoria Farias

Com o tema central ‘Conexão’, o evento acontece nos dias 5 e 6 de março no Teatro Manauara.

blitzamazonico