Entre os 110 atendimentos, estavam os de 29 pessoas em situação de privação de liberdade na Delegacia da cidade
A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) realizou um mutirão de atendimentos no município de Urucurituba, distante 218 quilômetros de Manaus, entre os dias 21 e 23 de julho. Entre os 200 atos jurídicos gratuitos, estavam os direcionados para 29 pessoas que se encontram em situação de privação de liberdade na Delegacia da cidade.
A defensora pública Mariana Paixão explicou que até mesmo os detentos que têm advogados particulares têm direito a serem assistidos pela DPE-AM, porque a instituição é o órgão responsável por proteger os direitos dos mais vulneráveis.
“Atendi os 29 presos e ainda três familiares que estavam no local. Levei os atestados de pena, esclareci os questionamentos deles sobre o andamento dos processos e sobre as queixas que tinham dentro do cárcere. O objetivo é garantir que todos os direitos deles sejam respeitados”, afirmou a defensora.
No mutirão, as principais demandas atendidas foram na área de Registros Públicos, com a solicitação de segunda via de documentos, e na área de Família, em processos envolvendo pensão alimentícia e guarda de filhos.
A defensora destacou ainda o carinho com que a equipe foi recebida e a expectativa da população para que essa ação de reforço nos atendimentos acontecesse.
“Foi emocionante ver o quanto a DPE é aguardada pelos cidadãos e como é uma instituição reconhecida como presente e efetiva na defesa dos direitos das pessoas do interior. E é muito mais gratificante poder, de fato, atingir essas pessoas com a força e a transformação que a Defensoria lhes pode proporcionar”, refletiu.
Texto: Thamires Clair