Publicação fomenta o intercâmbio de informações e experiências entre as Defensorias Públicas da Região Norte
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, na próxima quarta-feira (30), o lançamento da 4ª edição da Revista Arandu, publicação científica que fomenta o intercâmbio de informações e experiências entre as Defensorias Públicas da Região Norte. O evento será às 10h no auditório da Sede administrativa, localizada na avenida André Araújo, Aleixo – Zona Centro Sul de Manaus.
De acordo com a diretora-adjunta da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam), Luiza Chaves, serão publicados 10 artigos com participação de servidores da DPE-AM e demais membros da comunidade acadêmica.
Luiza Chaves destaca que a publicação contribui para o conhecimento das peculiaridades do acesso à Justiça na região também por meio da linguagem acadêmica. “É importante fomentarmos esse estudo de temas amazônicos, questões voltadas para nossa região, fatos que acontecem aqui e além, assim como temas atuais voltados para a tecnologia, redes sociais e a atuação da Defensoria Pública”, ressalta.
Publicações
Os textos aprovados para a 4ª Edição da Arandu são os seguintes:
A (Im)possibilidade jurídica do aborto legal em caso de stealthing
Autores: Gabriella Alves Fonseca e Marco Túlio Rodrigues Lopes;
A (in)suficiência do direito penal nas medidas de proteção à criança e ao adolescente contra o cyberbullying nas redes sociais
Autores: Letícia Kumiko Moreira Takaki e Rafael Seixas de Amoêdo;
A atuação da defensoria pública na tutela jurídica das vulnerabilidades digitais; Autores: Antonio Lucas Feitoza Pantoja e Luiza Lydia Arruda da Silva Cabral Chaves;
BORGES, Juliana. Encarceramento em massa. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2023. 144 p. (Feminismos Plurais; coordenação de Djamila Ribeiro
Autor: Igor Alexandre Correa Cruz (Resenha;
O combate à fraude à cota de gênero nas eleições do Estado do Amazonas
Autores: Gabriel Tupinambá Figueiredo Pinto de Andrade, Dorineth dos Santos Rolim e Adriano Fernandes Ferreira;
Reflexões sobre a práxis do assistente social no depoimento especial
Autores: Marcelina Ferreira dos Santos e André Luiz Augusto da Silva;
A atualidade do pensamento de Hannah Arendt: análise da intersecção entre tecnologia e política;
Ações afirmativas: a constitucionalidade da bonificação de 20% na nota do Enem para estudantes do amazonas para ingressar na Universidade Federal do Amazonas;
Brinquedoteca: o lúdico na Defensoria Pública do Estado do Acre;
Serviços sociojurídicos na Defensoria Pública: um estudo do relatório de atividades da Coordenadoria de Atendimento de Macapá em 2024.
Sobre a Arandu
A “Revista Arandu – Norteando Direitos” tem por objetivo divulgar estudos, artigos e pesquisas de interesse institucional local e da Região Norte do Brasil, de caráter multidisciplinar para membros, servidores, estagiários e também para o público externo.
Conforme o Greenpeace Brasil, para os povos Kaiowá e Guarani, Arandu significa “ouvir o tempo”, “vivenciar”, “conhecer com a experiência de vida, na relação intrínseca com o ambiente”, “entendimento”, “conhecimento”. Em uma palavra, esses vastos conceitos talvez poderiam ser sintetizados como “sabedoria”.
Foto: Márcio Silva