Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública centraliza serviços e fortalece estrutura com inauguração do Núcleo de Apoio ao Interior e Capital (Naic) 

Novo núcleo reúne centrais e grupos de apoio para aprimorar o atendimento e dar suporte às Defensorias da capital e do interior  

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nesta quarta-feira (29), o Núcleo de Apoio ao Interior e Capital (Naic), uma unidade voltada a fortalecer a estrutura administrativa e o suporte técnico às unidades da instituição na capital e interior. O espaço, instalado na rua Dr. Thomas, nº 15, bairro Nossa Senhora das Graças, foi idealizado para otimizar processos, integrar serviços e aprimorar o acesso à Justiça com um modelo de atendimento mais eficiente. 

De acordo com o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, o núcleo representa um passo decisivo para modernizar a Defensoria e garantir melhores condições de trabalho aos servidores. Segundo ele, o objetivo é ampliar a qualidade dos serviços e criar um ambiente adequado para que as equipes atendam com mais agilidade e conforto. 

“O que nos move é melhorar a qualidade dos nossos serviços, fazer com que o atendimento cresça em amplitude e em qualidade. Mas isso não é possível se os nossos servidores não tiverem um ambiente digno e estruturado. O Naic concretiza essa visão de futuro, aplicando tecnologia e garantindo que nossos profissionais possam atender mais e melhor o cidadão do Amazonas”, afirmou Rafael Barbosa. 

O Defensor Público Geral destacou, ainda, que a Defensoria tem enfrentado os desafios orçamentários com inovação, encontrando soluções para estar presente mesmo em localidades de difícil acesso. 

“A Defensoria tem uma limitação orçamentária histórica, mas é impossível seguir sem pensar em alternativas. Essas novas estruturas foram pensadas para permitir que a instituição alcance os municípios mais distantes com menor gasto, garantindo proteção econômica e jurídica à população”, completou o Defensor Geral. 

Parceiros presentes 

Representando o Governo do Estado, o subprocurador-geral adjunto da Procuradoria Geral do Amazonas, Isaltino Neto, ressaltou o papel da tecnologia no avanço dos serviços públicos e a parceria institucional entre Executivo e Defensoria. 

“Os desafios da gestão pública são infinitos e os recursos, limitados. Por isso, precisamos usar a tecnologia a nosso favor. A inauguração deste núcleo é a concretização dessa ideia para expandir, com inteligência e eficiência, os serviços públicos da Defensoria. Apesar de atuarmos em frentes distintas, Governo e Defensoria têm a mesma finalidade, que é entregar políticas públicas e qualidade de vida à população”, destacou Isaltino. 

O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, afirmou que o novo espaço vai fortalecer o atendimento no interior e ampliar o alcance da Defensoria junto às prefeituras. 

“A Defensoria tem sido essencial nos municípios, tanto em momentos de crise quanto na defesa de cidadãos vulneráveis. Essa parceria com a AAM começou com 12 polos e hoje já ultrapassa 30. A meta é chegar a todos os municípios, porque o povo do Amazonas precisa desse serviço”, afirmou. 

Anderson também destacou que o termo de cooperação firmado entre as instituições tem possibilitado novas frentes de trabalho, inclusive com o apoio de estagiários locais, que auxiliam na tramitação de processos e no contato direto com os assistidos. 

Estrutura e serviços 

O Naic reúne, em um mesmo endereço, serviços que antes funcionavam na Unidade Belo Horizonte, como a Central de Atendimento Virtual do Interior e Região Metropolitana (Cavirm), a Central de Apoio ao Interior (CAI), a Central de Consultas e o Grupo de Apoio Remoto (Garem). A mudança amplia o suporte técnico, facilita o fluxo interno e contribui para a modernização do atendimento. 

O Naic integra a política de expansão e modernização da Defensoria, que tem fortalecido o atendimento tanto na capital quanto nas regiões mais remotas. Com a centralização de serviços e o uso estratégico da tecnologia, a instituição busca ampliar suas atividades e garantir que o acesso à Justiça chegue a todos os amazonenses. 

A cerimônia contou com a presença do Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa; do subprocurador-geral adjunto da Procuradoria Geral do Estado, Isaltino Neto, que representou o governador Wilson Lima; do presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Souza; do chefe do Núcleo Regional da Defensoria Pública da União no Amazonas, João Thomas; do chefe de gabinete da DPE-AM, Bruno Soré; e dos defensores públicos Gabriel Herzog, Sérgio Ochoa e Fernando Prestes, além de diretores, servidores, residentes e estagiários.

Foto: Junio Matos/DPE-AM

Texto: Ed Salles 

Post Relacionado

Inscrições abertas para a 1ª edição do CNC Innovation Day, em Manaus

Patrick da Silva FARIAS

Defensoria Pública realiza doação de brinquedos em Escola Municipal de Eirunepé

victoria Farias

Defensoria Pública do Amazonas participa da 1ª Jornada Multiprofissional de Cirurgias de Modificações Corporais em Pessoas Trans e Intersexo

victoria Farias