Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública apresenta o projeto ‘Órfãos do Feminicídio’ aos participantes do 19° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

No evento, a defensora  pública Carol Braz, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), ministrou o painel sobre o tema

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) apresentou, nesta sexta-feira (15/08), o projeto “Órfãos do Feminicídio” no 19° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. A iniciativa visa garantir assistência jurídica e psicossocial a crianças e adolescentes vítimas indiretas da violência de gênero, reforçando o compromisso da DPE-AM com a proteção de direitos humanos e a justiça social.

No painel “Cartografias dos Feminicídios no Brasil: entre o lar, o tráfico e o Estado”, a defensora pública Carol Braz explicou sobre a atuação do projeto, criado em 2018 pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), desde a busca ativa das vítimas até o acompanhamento psicossocial, e também apresentou os resultados obtidos com este programa, além de reforçar a importância de políticas públicas intersetoriais no combate a esse crime.

O objetivo do painel foi promover uma troca de experiências e dados sobre o enfrentamento ao feminicídio, destacando a atuação da DPE-AM na defesa das mulheres e no acolhimento às famílias afetadas pela violência.

Além da defensora Carol Braz, integraram o debate representantes de órgãos públicos de outros estados, como a procuradora de Justiça do Ministério Público do Acre, Patrícia Rego; a delegada de polícia de São Paulo, Soraya Galesi; a professora de pós-graduação da Universidade Federal do Pará, Alethea Bernardo; e a deputada estadual do Amazonas, Alessandra Campelo.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública teve início na quarta-feira (13/08) e seguiu até o fim desta sexta-feira (15), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Oeste de Manaus.

Texto e Foto: Junio Matos – DPE/AM

Post Relacionado

MIDR repassa mais de R$ 3 milhões para contenção de erosão fluvial em Novo Airão, no Amazonas

Patrick da Silva FARIAS

Em Parintins, moradores da comunidade Pascoal Alaggio afirmam ter uma nova vida com a conquista do título definitivo

EDI FARIAS

Projeto que leva esgotamento sanitário para palafitas chega a novas áreas na zona Sul. Mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas

victoria Farias