Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Itinerante realiza atendimentos gratuitos na Zona Sul de Manaus durante o 4º mutirão ‘Cidadania em Foco’ 

Mutirão, promovido pela Prefeitura de Manaus, aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Fernando Trigueiro, no bairro Japiim  

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do projeto Defensoria Itinerante, participou da 4ª edição do Mutirão “Cidadania em Foco”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A ação aconteceu neste sábado (22), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Fernando Trigueiro, na avenida Penetração 3, bairro Japiim II, zona Sul da capital. 

A Defensoria prestou atendimento jurídico gratuito em diversas áreas, como pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda de menores, investigação de paternidade, curatela, adoção e correção de erros em certidões de nascimento e casamento. Devido à alta procura, todas as senhas disponíveis foram esgotadas. 

A iniciativa possibilitou que moradores da Zona Sul resolvessem questões jurídicas sem precisar se deslocar para outras regiões da cidade, garantindo mais acesso à Justiça para a população. 

Uma das beneficiadas foi a dona de casa Maria de Lourdes, que aproveitou a oportunidade para regularizar a guarda do filho, criado pela avó desde o nascimento.  

“Minha mãe cuida dele há 14 anos porque, na época, tive depressão pós-parto. Hoje, ele a considera sua mãe, mas sou eu quem resolve tudo. Passando a guarda para ela, as coisas ficarão mais organizadas e ele terá seus direitos garantidos. Ele a chama de ‘mãe 1’ e a mim de ‘mãe 2’. Não é por falta de amor, é só para formalizar tudo. Ter esse atendimento perto de casa foi uma oportunidade que não podíamos perder”, relatou. 

O defensor público Danilo Germano, coordenador do projeto Defensoria Itinerante, destacou a importância da participação da DPE-AM no mutirão. “Muitas vezes, a pessoa vem em busca de outro serviço e acaba se deparando com a Defensoria, conseguindo resolver uma pendência de forma mais rápida, integrada e centralizada”, afirmou.  

Foto: Tayara Wanderley/DPE-AM

Post Relacionado

Operação de Carnaval registra fluxo superior a 41 mil passageiros nos serviços de transportes intermunicipais

EDI FARIAS

Governo do Amazonas vai coordenar atualização dos dados de saneamento básico em novo sistema nacional

blitzamazonico

Gabarito do concurso da Defensoria já está disponível. Confira próximas etapas do processo

victoria Farias