Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Itinerante leva atendimento jurídico gratuito a comunidades de Manaus e Boa Vista do Ramos 

População recebeu orientação sobre pensão alimentícia, guarda, divórcio, reconhecimento de união estável, registro tardio de nascimento e emissão de segunda via de certidões 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou neste sábado (9) mais uma ação do projeto Defensoria Itinerante, atendendo moradores de Manaus e do município de Boa Vista do Ramos (distante 483 quilômetros da capital). Os mutirões somaram 220 atos jurídicos e 116 atendimentos, garantindo acesso à Justiça para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Na capital amazonense, a ação ocorreu na Escola Municipal Santa Rosa II, localizada na Rua Rio Purús, bairro Tarumã. A equipe da Defensoria realizou 64 atendimentos individuais, resultando em 136 atos jurídicos.  

Já em Boa Vista do Ramos, o mutirão aconteceu na Escola Estadual Profª Gercília Babosa e registrou 52 atendimentos, com 158 atos jurídicos  

O defensor público Danilo Germano, coordenador do projeto, ressaltou que a Defensoria do Amazonas cumpre um papel essencial ao levar o serviço da Defensoria Pública até as comunidades que mais precisam.  

“E nesse sentido, no último sábado, a Defensoria por meio do projeto Defensoria Itinerante conseguiu estar presente tanto no bairro do Tarumã, em Manaus, quanto no município de Boa Vista do Ramos, garantindo o acesso gratuito à justiça a populações que estão em situação de vulnerabilidade. Essas duas ações reforçam o compromisso de estar próximo da população. Reforçando, portanto, o nosso papel, a nossa missão de interiorizar cada vez mais nossa atuação”, explicou o defensor.  

Sobre a Defensoria Itinerante 

A Defensoria Itinerante é um projeto da DPE-AM que percorre todo o Amazonas, incluindo bairros mais afastados de Manaus e comunidades do interior, oferecendo assistência jurídica àqueles que mais necessitam. Com foco em localidades que não dispõem de fóruns, a iniciativa visa facilitar o acesso à Justiça e oferecer suporte em demandas como registros públicos, questões familiares e direitos do consumidor. 

Texto: Karine Pantoja  

Foto: Divulgação

Post Relacionado

Em Manicoré, Defensoria do Amazonas realiza ação de conscientização sobre os direitos das mulheres para jovens estudantes

victoria Farias

Caso Julieta Hernández: DPE-AM recebe família da artista, que busca reclassificação do crime para feminicídio

blitzamazonico

Implantação de rede de esgotamento sanitário em loteamento na zona Norte de Manaus beneficia mais de 20 mil pessoas

victoria Farias