Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Itinerante leva atendimento jurídico gratuito a comunidades de Manaus e Boa Vista do Ramos 

População recebeu orientação sobre pensão alimentícia, guarda, divórcio, reconhecimento de união estável, registro tardio de nascimento e emissão de segunda via de certidões 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou neste sábado (9) mais uma ação do projeto Defensoria Itinerante, atendendo moradores de Manaus e do município de Boa Vista do Ramos (distante 483 quilômetros da capital). Os mutirões somaram 220 atos jurídicos e 116 atendimentos, garantindo acesso à Justiça para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Na capital amazonense, a ação ocorreu na Escola Municipal Santa Rosa II, localizada na Rua Rio Purús, bairro Tarumã. A equipe da Defensoria realizou 64 atendimentos individuais, resultando em 136 atos jurídicos.  

Já em Boa Vista do Ramos, o mutirão aconteceu na Escola Estadual Profª Gercília Babosa e registrou 52 atendimentos, com 158 atos jurídicos  

O defensor público Danilo Germano, coordenador do projeto, ressaltou que a Defensoria do Amazonas cumpre um papel essencial ao levar o serviço da Defensoria Pública até as comunidades que mais precisam.  

“E nesse sentido, no último sábado, a Defensoria por meio do projeto Defensoria Itinerante conseguiu estar presente tanto no bairro do Tarumã, em Manaus, quanto no município de Boa Vista do Ramos, garantindo o acesso gratuito à justiça a populações que estão em situação de vulnerabilidade. Essas duas ações reforçam o compromisso de estar próximo da população. Reforçando, portanto, o nosso papel, a nossa missão de interiorizar cada vez mais nossa atuação”, explicou o defensor.  

Sobre a Defensoria Itinerante 

A Defensoria Itinerante é um projeto da DPE-AM que percorre todo o Amazonas, incluindo bairros mais afastados de Manaus e comunidades do interior, oferecendo assistência jurídica àqueles que mais necessitam. Com foco em localidades que não dispõem de fóruns, a iniciativa visa facilitar o acesso à Justiça e oferecer suporte em demandas como registros públicos, questões familiares e direitos do consumidor. 

Texto: Karine Pantoja  

Foto: Divulgação

Post Relacionado

Defensoria garante autorização para adolescente viajar sozinha para representar o Amazonas em reunião em Brasília

victoria Farias

Mutirão da DPE-AM resgata cidadania de indígena com documento cancelado

blitzamazonico

Defensoria do Amazonas participa do 16º Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

victoria Farias