Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Itinerante leva assistência jurídica gratuita a duas comunidades de Manaus 

Ações ocorreram no último sábado, nas zonas leste e centro-sul, com foco em registros públicos

O projeto Defensoria Itinerante realizou 100 atendimentos jurídicos gratuitos em duas ações sociais promovidas em diferentes zonas de Manaus. A iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) reforça a presença ativa da instituição em comunidades da capital. 

Na zona leste, a Defensoria Itinerante compôs a programação da atividade social da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizada na Escola Municipal Etelvina Pereira Braga, na comunidade Ouro Verde, bairro Coroado. Entre 8h e 12h, foram registrados 50 atendimentos nas áreas de Registros Públicos e Família, com foco em orientações jurídicas e emissão documental. 

No mesmo dia, o projeto também participou da ação social Galho Forte, criado em 2020, com a missão de fortalecer a arborização urbana e combater os impactos do desmatamento e das mudanças climáticas em Manaus. Formado por voluntários e profissionais de diversas áreas, a iniciativa expandiu suas frentes de atuação e hoje está presente em todas as zonas da capital e em municípios do estado. 

A atividade ocorreu das 8h às 17h, no Prédio das Clínicas Integradas da Universidade Nilton Lins, localizada no bairro Flores, zona centro-sul da capital, e resultou em 50 atendimentos jurídicos gratuitos realizados pela Defensoria Pública. 

Sobre a Defensoria Itinerante

Criado para garantir que a assistência jurídica gratuita chegue a quem mais precisa, o projeto Defensoria Itinerante se destaca como uma das principais estratégias de promoção do acesso à Justiça no Amazonas. São oferecidos serviços e orientações da Defensoria Pública até comunidades da capital e do interior, especialmente nas áreas de Família e Registros Públicos. 

Nos últimos anos, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) tem ampliado o alcance dessa iniciativa, com novas rotas, equipamentos adequados e parcerias com prefeituras e entidades locais. A expansão reforça o compromisso institucional de reduzir distâncias e assegurar que a população tenha seus direitos garantidos, mesmo em localidades mais isoladas do estado. 

Texto: Aline Ferreira 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Humaitá: Idam garante acesso de mais 25 produtores rurais ao PAA Indígena

EDI FARIAS

Reservatório de água na Bola do Coroado ganha intervenção com grafite

victoria Farias

Idam abre inscrições para curso de “Tecnologia de Manejo para o Café Robustas Amazônica”

EDI FARIAS