Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria inaugura nova unidade no Shopping Via Norte e amplia atendimento na capital

Na semana em que comemora 33 anos, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (27), o novo núcleo de atendimento no Shopping Via Norte, na Zona Norte de Manaus. Com ampla estrutura e ambiente confortável, a unidade é voltada para atendimentos na área de família. 
  
Para o defensor público geral, Ricardo Paiva, a inauguração do núcleo é estratégica e vai aproximar ainda mais o órgão das pessoas vulneráveis em uma das zonas mais populosas da cidade.  
 
“A Defensoria ajuda as pessoas e é isso que vamos fazer nesta unidade. Essa é a nossa vocação. Por causa da pandemia, nós tivemos que nos afastar da Zona Norte, porque a regra era o isolamento, e tivemos algumas dificuldades para retornar. Mas hoje estamos aqui para fazer esse resgate e a ideia é alcançar cada vez mais pessoas”, destacou Paiva. 
  
Com 16 guichês de atendimentos, salas para conciliação e mediação, banheiros e copa, o núcleo vai abrigar a 4ª e a 8ª Defensorias Públicas de 1ª Instância de Família, onde são realizadas as mediações familiares, conciliações e petições relacionadas a guarda, divórcio, pensão alimentícia, curatela, dentre outros. 
  
O horário de funcionamento permanece de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, com agendamentos pelo Disque 129. Os atendimentos poderão ser presenciais ou virtuais. A unidade fica na área externa do shopping, próximo ao supermercado Nova Era.  
  
“Estamos muito felizes com esse retorno porque, desde o início da pandemia, os atendimentos foram suspensos aqui no Via Norte. Agora estamos voltando com uma estrutura nova e mais ampla para atender melhor os nossos assistidos”, afirmou a defensora pública Petra Sofia Ferreira, que vai atuar na nova unidade. 
  
“Aqui na Zona Norte há uma demanda muito grande da população e com a nossa instalação aqui no shopping, vai facilitar para que essas pessoas recebam um atendimento adequado sem precisar que elas se desloquem à sede da DPE, por exemplo. Aqui temos um ambiente confortável, acessível, tudo para que os nossos assistidos se sintam bem acolhidos”, reforçou a defensora Heloísa Helena Canto, que também vai atuar no local. 
  
Os atendimentos presenciais na nova unidade começam a partir do dia 3 abril.  
 
 
Participação 
  
Diversas autoridades participaram da solenidade de inauguração do Núcleo Via Norte, entre elas a subdefensora geral, Manuela Veiga Antunes, a subcorregedora Karlla Alynne D’Oliveira, o subcontrolador-geral do Estado, Albefredo Melo e o superintendente do Via Norte, Marcelo Manton.  
 
“Falar da Defensoria Pública é falar da concretização do direito ao acesso à justiça. E a atuação da DPE se destina a combater também a pobreza jurídica, de informação, uma vez que o hipossuficiente, muitas vezes, não conhece o seu direito e aqui surge a relevância dessa instituição para assegurar a assistência jurídica gratuita e qualificada”, disse o subcontrolador-geral. 
  
“Nós ficamos muito honrados em termos a Defensoria dentro da nossa estrutura e de sabermos que, de alguma forma, estamos contribuindo com a instituição”, conclui o superintendente do shopping. 

Texto: Kelly Melo 

Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM 

Post Relacionado

AMANHÃ! – Nesta sexta-feira (01/03), OAB-AM promove a 2ª edição da Expo Mulher com mais de 100 expositores e serviços gratuitos

blitzamazonico

DPE-AM inicia agendamentos para mutirão ‘Meu Pai Tem Nome’ nos municípios do interior do Estado

blitzamazonico

Polo do Médio Solimões realiza mais de 300 atendimentos na comunidade do Caiambé, em Tefé

blitzamazonico