Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria do Amazonas e SEPcD preparam ações no interior voltadas para pessoas com deficiência

As tratativas iniciaram nesta segunda-feira, com primeira atividade prevista para 23 de setembro, em Tefé

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) recebeu, nesta segunda-feira (04), representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), para iniciar as tratativas para ações no interior do estado voltadas para pessoas com deficiência. A primeira atividade está prevista para o dia 23 de setembro, em Tefé (523 quilômetros distante de Manaus).

Na ocasião, o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, e o defensor público Helom Nunes, coordenador do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca) e diretor da Escola Superior (Esudpam), receberam Selma Banes, secretária titular da SEPcD, Emer Gomes, secretário executivo da pasta, além da assessora jurídica Isabelle Medeiros e a assistente de articulação interna Márcia Oliveira.

“A pauta da pessoa com deficiência é prioritária para a Defensoria Pública, principalmente no interior. No evento do dia 23 de setembro, essa pauta será muito bem trabalhada, para que possamos usar esse momento para falar de direitos e educar a população sobre a importância de inclusão da pessoa com deficiência”, afirma o defensor geral, Rafael Barbosa.

“Estamos programando também visitas em outras cidades no interior para levar à população a importância de realizar a inclusão efetiva e real da pessoa com deficiência, para que ela também tenha seu espaço e possa usufruir dos benefícios das pautas e do que os municípios e Estado oferecem ao cidadão”, completa Rafael Barbosa.

A secretária titular da SEPcD, Selma Banes, pontua que a Secretaria busca parceiros para ampliar as propostas de políticas públicas na capital e no interior do Amazonas.

“É muito importante termos parceiros para fortalecer as políticas públicas para pessoas com deficiência no interior do nosso estado. O Governo do Amazonas vem buscando parcerias como a Defensoria Pública, buscando apoio e suporte para ampliar a orientação sobre os direitos deste público”, comenta a secretária Selma Banes.

O secretário executivo Emer Gomes destaca que unir forças e levar conhecimento sobre direitos é uma forma de inclusão.

“O conhecimento na mão do cidadão é importante principalmente quando falamos de direitos. Quando possibilitamos que o cidadão conheça os seus direitos, isso é uma inclusão, quando somamos esforços entre os órgãos, essa comunhão possibilita que as ações sejam, de fato, reais e levem às pessoas o que elas precisam, assim como toda população tenha conhecimento sobre os seus direitos”, afirma o secretário executivo. 

Texto: Manuella Barros 

Foto: Brayan Riker – DPE/AM

Post Relacionado

Fapeam lança edital de processo eleitoral para composição das Câmaras de Assessoramento Científico

EDI FARIAS

Em Tonantins, Defensoria Pública realiza mais de 200 atendimentos jurídicos gratuitos

victoria Farias

Sesc Amazonas abre temporada de passeios regionais

blitzamazonico