Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria do Amazonas contribui com dois artigos científicos na 5ª edição da Revista Arandu 

Textos publicados pelos defensores Danilo Germano, Carlos Almeida Filho e pela servidora Kerollayne Desiree de Aguiar apresentam os projetos ‘Defensoria Itinerante’ e ‘Cinturão Verde’ 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) contribuiu com dois dos 21 textos publicados na 5ª edição da Revista Arandu – Norteando Direitos, publicação que reúne a produção científica das Defensorias Públicas estaduais da Região Norte do Brasil.  

A revista foi lançada nesta quarta-feira (27) pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará no Armazém do Tempo, em Belém, evento que contou com a participação do Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, e do defensor Danilo Germano, um dos autores que contribui com a publicação. 

Os artigos da Defensoria do Amazonas abordam os projetos “Defensoria Itinerante” e “Cinturão Verde”. 

Defensoria Itinerante 

Junto com a servidora Kerollayne Desiree de Aguiar, o defensor público Danilo Germano, coordenador da Defensoria Itinerante, assina o artigo A efetividade do projeto “Defensoria Itinerante” na ampliação do acesso à Justiça no interior do Estado do Amazonas nos anos de 2020 a 2024. 

O artigo analisa a trajetória e o impacto do projeto, que, entre 2020 e 2024, expandiu seu alcance para milhares de pessoas. O estudo abordou o contexto geográfico, econômico e social das comunidades mais isoladas e vulneráveis do Amazonas, que enfrentam desafios logísticos significativos para acessar os serviços judiciais.  

Os autores apontam que, nesse contexto, a Defensoria Itinerante “surge como alternativa para ampliar o acesso à Justiça, especialmente nas comunidades mais longínquas, proporcionando maior acessibilidade aos serviços oferecidos pelo órgão e informações sobre os direitos da população local”. 

O texto diz que, ao promover a inclusão jurídica e fornecer assistência extrajudicial nas áreas de família e registros públicos, tem desempenhado um papel crucial na resolução de conflitos e na garantia de direitos fundamentais. 

O estudo também discute os desafios e impactos institucionais e orçamentários da manutenção do projeto. 

Cinturão Verde 

Outro artigo publicado pela Defensoria do Amazonas na Arandu foi O “CINTURÃO VERDE”: uma proposta de atuação estratégica da Defensoria Pública em prol do direito humano ao desenvolvimento e da proteção ao meio ambiente, de autoria do defensor Carlos Almeida Filho, que coordena o projeto Cinturão Verde. 

O autor apresenta o projeto como “solução estrutural para a implementação de uma política de desenvolvimento econômico- social lastreada na segurança fundiária”, considerando que o Amazonas é um estado “com inúmeros conflitos fundiários, as populações rurais sofrem com a grilagem e a especulação fundiária, a causar prejuízo tanto à economia, como ao meio ambiente”.  

“O projeto se estrutura sobre uma premissa simples: a fixação do homem no campo, em agricultura familiar ou pequena agricultura voltada à produção de alimentos, gera dignidade, proteção ambiental e riqueza”, diz trecho do artigo. 

Conforme o autor, a proposta do Cinturão Verde é que se estabeleça “uma política pública de desenvolvimento econômico-social lastreada na concessão de segurança fundiária aos pequenos produtores e agricultores familiares, tendo a capital, Manaus, como proposta para o exercício do laboratório da experiência”. 

Sobre a Revista Arandu 

Publicada anualmente, a Revista Arandu é um espaço de reflexão sobre os desafios do acesso à Justiça, construída a partir de uma perspectiva nortista. Na 5ª edição, a revista conta com a colaboração de 30 autores, entre defensores, servidores e convidados. São 21 textos, entre artigos científicos, resenha e uma seção especial dedicada às temáticas envolvendo a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30), que acontecerá no mês de novembro em Belém.  

A 5ª edição da Revista Arandu está disponível para leitura e download no site da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará, pelo link: https://esdpa.defensoria.pa.def.br/esdpa/Arquivos/Livros/RevistaArandu5Ed.pdf.

Texto: Luciano Falbo 

Foto: Divulgação

Post Relacionado

Defensoria do Amazonas lança projeto ‘Defensoria Tá na Área’, que oferta mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos

victoria Farias

Cosama promove ações de sustentabilidade no Amazonas com doação de copos plásticos para reutilização no plantio de mudas

EDI FARIAS

Em Manaus, Defensoria realiza audiência pública para debater sobre falhas na assistência em plano de saúde 

blitzamazonico