Blitz Amazônico
Amazonas

CRMV/AM lança campanha de conscientização sobre a esporotricose

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV/AM) realiza, no mês de abril, uma campanha de conscientização sobre a esporotricose, uma zoonose – doença que pode ser transmitida dos animais para os humanos – que tem se espalhado na capital e interior do Amazonas.

Por lidarem diretamente com gatos e cachorros doentes, os médicos-veterinários estão mais suscetíveis à infecção que, se não tratada, pode acarretar em casos graves em humanos e levar os animais à morte.

“Teremos o abril roxo, um mês inteiro dedicado à informações sobre o assunto. Haverá outdoors, palestras e orientações para os profissionais inscritos no Conselho e também para estudantes”, explicou o presidente do CRMV/AM, Ednaldo Souza.

Números
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou, no 1º Fórum Municipal de Zoonoses com foco em Esporotricose, o número de 535 casos positivos de animais diagnosticados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em 2022.

Em humanos, de janeiro a dezembro de 2022, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) registrou 236 casos no Amazonas (231 em Manaus, 3 em Iranduba, 1 em Careiro e 1 em Presidente Figueiredo).

A presidente da Comissão de Bem Estar Animal do CRMV/AM, Adriana Queiroz, disse que em 1 ano, fez o registro de aproximadamente 100 casos de esporotricose em felinos na clínica onde faz atendimento. “É uma doença tratável e com chance de cura, mas precisa do diagnóstico correto feito pelo médico-veterinário. Nosso objetivo é conscientizar para os cuidados, diagnóstico e tratamento”, explicou.

No Amazonas, a doença é de notificação obrigatória aos Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) de cada município ou à secretaria de saúde. O preenchimento e envio do formulário de notificação cabe ao veterinário responsável pelo diagnóstico da doença pelo seguinte link: https://forms.gle/HgYiRGz95kCBsfaL8

Post Relacionado

Lideranças comunitárias celebram conquistas do saneamento em Manaus em confraternização do programa Afluentes

victoria Farias

Prodam faz primeira convocação para posse dos aprovados em concurso

EDI FARIAS

Fiscalização do Detran-AM recupera veículo, na zona leste de Manaus

EDI FARIAS