Blitz Amazônico
Amazonas

Conselho de Regulação do Amazonas aprova Manual de Procedimentos da Cigás

O Conselho Estadual de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Cercon) aprovou por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (26/10), o Manual de Procedimentos da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), durante a 10ª Reunião Ordinária de 2023.

O documento disponibiliza para a sociedade informações importantes sobre a prestação do serviço de gás natural (GN) canalizado. Também atende a Lei Estadual N.º 5.420/2021, conhecida como a “Lei do Gás”, que disciplina a prestação desse serviço no Estado.

Para o presidente do Conselho, João Rufino Júnior, a aprovação do Manual da Cigás é mais uma medida que contribui para o fortalecimento do mercado de gás natural do Amazonas.  

“O Manual da Cigás aprovado é um importante veículo de informações à sociedade, de forma geral, a respeito da distribuição do gás natural canalizado, desde o ponto de recebimento até o ponto de entrega aos consumidores”, disse Rufino Júnior.

Detalhes

No Manual constam informações sobre os serviços prestados pela Cigás, incluindo as atividades integradas de construção, manutenção e operação de gasodutos de distribuição, bem como de aquisição, movimentação, distribuição e comercialização do gás a partir de gasodutos físicos.

Também informa sobre os segmentos de atuação da Companhia, como o termelétrico, industrial, veicular, comercial e residencial.

O Manual pode ser conferido na íntegra no site da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), no endereço eletrônico www.arsepam.am.gov.br ou clicando aqui.

Outras pautas

Na 10ª Reunião Ordinária, o Conselho também aprovou o Regimento Interno do Cercon e o Contrato de Adesão para o fornecimento de gás canalizado no segmento residencial. O Departamento de Recursos Energéticos (Dere) da Arsepam também apresentou aos conselheiros o Registro de Autorização de Comercializador no Amazonas, o qual deve entrar em votação na próxima reunião do Cercon.

Sobre o Conselho

O Cercon é um órgão colegiado vinculado à estrutura da Arsepam, de caráter deliberativo e recursivo, formado por oito representantes de diversos segmentos da sociedade, designados para o mandato de 2 anos.

As decisões adotadas nas reuniões mensais desse conselho são deliberadas pelo diretor-presidente da Arsepam, como representante nato do Estado; e membros da prestação de serviços; usuário industrial e comercial; do Instituto de Defesa do Consumidor – Procon; do Instituto de Pesos e Medidas – Ipem; dos municípios mais populosos do Amazonas; e dos usuários domiciliares.

FOTOS: Roque Brito/Arsepam

Post Relacionado

Defensor público do Amazonas conduz palestra durante encontro da Polícia Militar em Santa Catarina 

blitzamazonico

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária retorna com serviço de visitas virtuais aos internos

EDI FARIAS

Adaf convoca produtores a realizarem atualização cadastral de animais até 28 de junho

EDI FARIAS