Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Conferência de urnas garante transparência nas eleições de Conselheiros Tutelares

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), participaram da conferência de urnas destinadas à votação para as eleições dos Conselheiros Tutelares, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O pleito está marcado para o próximo dia 1º de outubro e tem grande relevância para a proteção dos direitos da criança e do adolescente em nossa cidade.

O objetivo da ação é garantir a transparência e confiabilidade no processo eleitoral. Em um momento em que a credibilidade das urnas e da contagem de votos é questionada em diferentes esferas da sociedade, iniciativas como essa são fundamentais para assegurar a integridade do processo e a confiança da população.

“Queremos assegurar a todos os eleitores e candidatos que o processo será feito com a máxima seriedade. A conferência das urnas é apenas uma das etapas de garantia de um processo limpo”, afirmou Graça Prola, subsecretária da Semasc e presidente do CMDCA.

Ao todo serão empregadas 458 urnas eletrônicas e mais 49 estarão à disposição caso haja necessidade de substituição. Na zona rural ribeirinha e rodoviária serão empregadas urnas de lona, com votação em papel.

Durante a conferência foram testados os mecanismos de votação e contagem, além de ser apresentado o protocolo que será adotado no dia da eleição para garantir que todo o processo ocorra sem intercorrências. A ação também contou com a presença dos candidatos.

O chefe da Sessão de Voto Informatizado do TRE-AM, Herbert Van Ferreira, destacou a importância do processo de preparação. “Estamos empenhados em garantir que as eleições para o Conselho Tutelar ocorram de forma transparente e democrática. A conferência de urnas é um passo crucial nesse caminho, e estamos trabalhando em estreita colaboração com o CMDCA para que tudo ocorra conforme o planejado.”

O papel do Conselho Tutelar é indispensável para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Seus membros têm a função de zelar para que esses direitos sejam respeitados e protegidos, atuando em casos de negligência, violência, exploração, entre outros. Por isso, a eleição de conselheiros comprometidos e qualificados é de extrema importância.

Todos os cidadãos estão convidados a participar da eleição e escolher os representantes que melhor atendam aos interesses da nossa juventude. A eleição para conselheiros tutelares acontece no dia 1º/10, de 8h às 17h. Os locais para votação podem ser conferidos na edição 5.672 do Diário Oficial do Município (DOM), publicada no dia 19/9. Já a relação dos candidatos está na edição 5.659, publicada no dia 28/8. Ambas as publicações estão disponíveis no endereço dom.manaus.am.gov.br.

Fotos – Divulgação / Semasc

Post Relacionado

Dos processos de licenciamento em Manaus que recorrem ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, 84% são deferidos pelo colegiado

Victória Farias

Prefeitura de Manaus avança com os serviços de infraestrutura no bairro Petrópolis

blitzamazonico

Procon Manaus realiza nova pesquisa semanal de preço de combustíveis

victoria Farias