Blitz Amazônico
Amazonas

Com assinatura de acordo, Defensoria intensifica assistência jurídica gratuita para idosos da Fundação Dr.

Documento formaliza canal de contato contínuo para atendimento de situações emergenciais e apoio técnico jurídico aos residentes da FDT 

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) e a Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) assinaram Acordo de Cooperação Técnica para intensificar a proteção integral aos direitos das pessoas idosas institucionalizadas. O termo foi formalizado nesta quinta-feira (10) em uma cerimônia realizada na sede da Fundação, localizada no bairro Nossa Senhora das Graça, Zona Centro-sul de Manaus.

O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, destacou que a DPE-AM vem reforçar o atendimento a esse público. Recentemente, foi criado o Núcleo de Atendimento e Promoção de Direitos da Pessoa Idosa, que atende na unidade da Casa da Cidadania, no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul. A instituição, contudo, pretende ir além.

“A proposta é trazer a Defensoria para dentro da Fundação Dr. Thomas para que possamos atender os residentes de maneira individualizada e com uma periodicidade regular. Essa iniciativa traz uma proteção ainda mais eficiente num acompanhamento das demandas jurídicas dos idosos institucionalizados”, ressaltou.

Beneficiados com o acordo

A FDT abrigou 157 moradores da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). São pessoas com mais de 60 anos de idade e que estão em situação de vulnerabilidade. A maior parte deles tem um alto nível de dependência médica e problemas de locomoção.

Adriano dos Santos tem 70 anos e nenhum documento que comprove isso. Desde que perdeu a esposa, em 2020, estava em situação de rua. Sem registro de nascimento, RG ou CPF, ele não conseguia emprego e, muito menos, se aposentar. Residente há dois meses na ILPI, conta que a esperança veio agora, com o contato mais direto com a Defensoria.

“Eu sou do interior. Eu pescava, cortava seringa. Era isso que eu fazia. Eu ia atrás do documento, mas tem que ter um registro. Agora, com a Defensoria resolve”, declarou.

O presidente da FDT, Eduardo Lucas, explicou que a presença da DPE-AM de forma mais ativa dentro da instituição fornece o amparo necessário para sanar algumas demandas recorrentes e emergenciais para esse público.

“Temos muitas situações de desrespeito ao idoso em algum dos seus direitos, como um parente que pede o cartão do benefício do idoso e alguns com o dinheiro. Não temos as condições para dar o suporte, mas agora, com a Defensoria presente, nós vamos conseguir dar pronta resposta a essas demandas”, atualmente.

O defensor público Marcelo Pinheiro, que coordena o Núcleo de Atendimento e Promoção de Direitos da Pessoa Idosa, acrescentou que os detalhes específicos do termo serão definidos em um Plano de Trabalho que está sendo redigido e que contemplará os dias pré-definidos de visita do DPE-AM aos moradores.

“É importante que a Defensoria Pública venha até aqui encontrar pessoalmente essas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Com a assinatura desse termo de cooperação entre a DPE-AM e a FDT, o atendimento poderá ser feito de forma mais eficiente”, disse.

A atuação conjunta da DPE-AM e da FDT já acontece rotineiramente, como explicou o defensor público Ali Assaad, titular da 1ª Defensoria Pública da 1ª Instância Especializada de Atendimento a Pessoa Idosa.

“A Defensoria Pública e a Fundação Dr. Thomas já são aliadas de longos dados. A fundação encaminha problemas de idosos para nós e nos auxilia com relatórios técnicos. Com esse termo de cooperação, a ideia é trazer a Defensoria Pública aqui para dentro da fundação”, detalhou.

Também participaram da solenidade de assinatura do acordo o 2º Subdefensor Público Geral, Marco Aurélio Martins; a secretária de Estado de Assistência Social (Seas), Kelly Patrícia Paixão Silva; o promotora Mirtil Fernandes do Vale, da 56ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (PRODHID); a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Clélia Maia Ferreira; do subsecretário José Nildo Gaspar de Mello, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); o vice-presidente da FDT, Emerson Castro; e os procuradores da fundação, Bruno Lobato e Thereza Nogueira.

Lançamento de vídeo

Sequência dos avisos:

1 – Rafael Barbosa, Defensor Público Geral

2 – Eduardo Lucas, presidente da FDT

3 – Ali Assaad, defensor público

4 – Marcelo Pinheiro, defensor público

5 – Adriano dos Santos, residente da FDT

Texto: Thamires Clair

Imagem: Junio Matos/DPE-AM

Post Relacionado

Procon-AM lança formulário online no site para receber denúncias de Planos de Saúde 

EDI FARIAS

Defensoria Pública do Amazonas visita ocupação Marielle Franco, em Boca do Acre

victoria Farias

Corpo de Bombeiros do Amazonas é destaque nacional na ampliação da cobertura de atendimento pré-hospitalar

EDI FARIAS