Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Com a obra da nova sede do Implurb, Prefeitura de Manaus avança com plantio de árvores e projeto sustentável no Parque Mosaico 

A nova sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), localizada no Parque Mosaico, no bairro Tarumã, zona Oeste, uma obra da Prefeitura de Manaus, recebeu, nesta segunda-feira, 6/10, mais um reforço no plantio de árvores. A iniciativa contou com a participação da diretoria da autarquia e equipes das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Em parceria com a Semmas, 262 árvores nativas da Amazônia e brasileiras, como ipê, pata-de-vaca, pau-pretinho e jutairana, estão sendo plantadas no espaço e entorno do prédio em construção. O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que o plantio faz parte do compromisso da prefeitura com a cidade e com os cidadãos.

“Hoje é um dia muito especial com a visita das equipes das Semmas e Semef. Estamos dando continuidade aos trabalhos de fiscalização e plantio de árvores amazônicas ao redor da sede do Implurb. Isso faz parte da evolução do nosso trabalho, e logo o prefeito David Almeida estará entregando esta obra para todos os cidadãos. Os usuários do Implurb terão mais conforto no estacionamento, no atendimento, na segurança e na beleza do entorno, com uma área planejada e para oferecer mais qualidade urbanística”, afirmou Valente.

O diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro, reforça o caráter sustentável do plantio e de longo prazo do projeto para contribuição da arborização de Manaus. “O objetivo é contribuir para a arborização e nossa iniciativa se soma às diversas ações para transformar a capital em um ambiente mais verde. Espera-se que, em aproximadamente uma década, as árvores atinjam a maturidade, proporcionando ainda mais sombra e melhorando significativamente o ambiente nesta área”, comentou.

Durante a comitiva da visita, a diretora de Coordenação de Projetos da Semef, Natasha Miwa, lembrou o impacto da iniciativa e da obra para os servidores e para a cidade.

“É com grande satisfação que celebramos nossa participação neste projeto. A nova sede, com sua beleza e conforto, proporcionará aos servidores um ambiente de trabalho digno e propício ao desempenho de suas funções. Além disso, plantar uma árvore nos enche de alegria, pois contribui para a arborização e o bem-estar da cidade”, enfatizou.

Sustentabilidade

O terreno da nova sede, antes desprovido de vegetação, está ganhando uma cobertura verde restauradora, que fortalece a biodiversidade local, cria microambientes equilibrados, atrai fauna urbana e melhora a gestão de águas pluviais.

O projeto de arborização integra o planejamento da nova sede e a estratégia de longo prazo da Prefeitura de Manaus, para tornar a cidade mais sustentável, resiliente e humana. Além do impacto ambiental, a área arborizada cumpre também papel pedagógico, mostrando na prática que urbanização e natureza podem caminhar juntas.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Foto – Antônio Pereira/Semcom

Post Relacionado

Samu Manaus capacita profissionais da atenção pré-hospitalar de municípios do Alto Solimões

victoria Farias

Prefeitura divulga resultado preliminar do PSS de professores substitutos da Semed

victoria Farias

Prefeito David Almeida anuncia retorno de Sabá Reis como titular da Semulsp

Victória Farias