Blitz Amazônico
diversão

Caravana Transpetro Ubu em Movimento chega ao Amazonas

Projeto apresenta programação gratuita em Coari e Manaus, com espetáculos, oficinas e sessões de cinema

O Amazonas recebe, neste mês, a Caravana Transpetro Ubu em Movimento, com programação gratuita em Coari e Manaus, até o dia 23 de julho. O projeto conta com o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, dos grupos Clowns de Shakespeare, Grupo Facetas e Grupo Asavessa, a exibição do média-metragem “Um filme sem fim”, de Carito Cavalcanti, sobre os 30 anos dos Clowns de Shakespeare, e a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, ministrada pelo diretor, professor e dramaturgo Fernando Yamamoto e pelos atores e diretores Diogo Spinelli e Paula Queiroz.  

De julho a outubro, a caravana vai circular por três regiões brasileiras: Norte, Centro-oeste e Sudeste. No total, são 22 apresentações, 11 oficinas e 11 sessões de cinema itinerante.

“Começaremos nossa caravana pelos estados Amazonas e Acre, seguimos para Goiás e Distrito Federal e finalizamos o trajeto em Minas Gerais e Espírito Santo”, afirma o diretor Fernando Yamamoto. “Todas as atividades têm acessibilidade em Libras e audiodescrição, as oficinas terão acessibilidade em Libras e as exibições serão com acessibilidade por LSE, um recurso que visa tornar conteúdos audiovisuais acessíveis a pessoas com deficiência auditiva”.

A primeira apresentação da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!” acontece no município de Coari, no dia 15 de julho, às 18h, na comunidade rural Itapéua, à margem do rio Solimões.

A peça tem como ponto de partida os personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, “Ubu: O que é bom tem que continuar!” desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos, chamado Embustônia. Nesse novo ambiente, Pai Ubu e Mãe Ubu continuam sua saga alucinada pelo poder. 

A obra estreou em outubro de 2022 e já cumpriu cerca de 100 apresentações, seja em grandes centros, como Rio de Janeiro e Salvador, como em comunidades indígenas, quilombolas e periféricas de diversos estados do Brasil. O espetáculo também foi apresentado em espanhol em festivais da Colômbia e do México. 

Oficina

Em Coari, nesta segunda-feira (14/07) tem a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, no Auditório Municipal Silvério José Nery, localizado na Estrada do Aeroporto, no bairro União, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

As oficinas são destinadas a atores, estudantes de teatro e demais interessados na área, com idade mínima de 16 anos. As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no perfil @teatroclowns, no Instagram. A seleção dos participantes será por ordem de inscrição.

A atividade prática-teórica parte da trajetória dos Clowns de Shakespeare para traçar um panorama histórico e apontar estratégias de viabilização de criação, circulação, pesquisa, pedagogia e manutenção de coletivos de teatro de grupo no Brasil.

Cinema itinerante

Ainda no dia 14 de julho, às 17h, acontece a exibição do documentário “Um Filme sem Fim”, também no Auditório Municipal Silvério José Nery. 

O média-metragem “Um filme sem fim” começou a ser rodado em 2013, quando o diretor Carito Cavalcanti acompanhou os Clowns de Shakespeare durante todo o ano, para fazer um documentário em comemoração ao vigésimo aniversário do grupo. 

A falta de verba impediu a finalização do filme, mas os trabalhos do grupo e do filme continuaram, até que, quase uma década depois, o projeto foi viabilizado e concluído em 2022, trazendo um recorte pessoal e afetivo da trajetória de quase trinta anos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.

Programação em Manaus

Nos dias 14 e 15 de julho, Manaus recebe outra edição da oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, realizada para estudantes da Escola Superior de Artes e Turismo – ESAT – Sala Selma Bustamantes. No dia 15, às 17h, acontece no mesmo espaço a exibição de “Um filme sem fim”, aberta à toda a comunidade.

No dia 17 de julho, às 19h, os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Grupo Facetas e Grupo Asavessa apresentam o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus. 

No dia 20 de julho, às 16h, a apresentação acontece no Parque das Tribos, na Maloca dos Povos Indígenas, localizado na Rua Rio Purus, 180, no Tarumã. 

Projeto

A Caravana Transpetro Ubu em Movimento tem patrocínio da Transpetro através do Programa Transpetro em Movimento e do Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução. 

Além de compor o mercado de logística de petróleo e derivados, a Transpetro também atua no fomento à cultura, ao esporte, no cuidado com o meio ambiente e na inclusão social. Através de patrocínios, a empresa tem o propósito de promover transformações sociais de norte a sul do País.

A Caravana Transpetro Ubu em Movimento é um projeto que distribui cultura por mais de dez municípios das regiões norte, centro-oeste e sudeste, com apresentações em comunidades fora dos grandes centros e na realização de oficinas gratuitas com ações formativas sobre a arte do teatro de rua.

FOTO: Diego J. Wilde

CONTATO PARA ENTREVISTAS:

Diogo Spinelli – (84) 98789-2252

MAIS INFORMAÇÕES:

Manuella Barros – 98172-9842

Post Relacionado

‘Mata-Gato’: Curta-metragem de André Cunha estreia com sessão especial no Teatro Gebes Medeiros

victoria Farias

Fábrica de Eventos anuncia data do ‘Tardezinha’, evento liderado por Thiaguinho

blitzamazonico

Laboratório Artístico Cênica Corporal seleciona jovens das periferias de Manaus

victoria Farias