Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Banco Mundial elogia projetos ambientais da prefeitura e inicia diálogo com Manaus

Na manhã desta segunda-feira, 2/6, marcou um passo importante rumo à consolidação de parcerias internacionais entre a Prefeitura de Manaus e o Banco Mundial (BID), em prol da sustentabilidade em Manaus. Representantes da instituição internacional realizaram uma visita técnica à Lagoa da Compensa, ao igarapé do Franco e à sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). O encontro pode ser o ponto de partida para uma parceria sólida na área ambiental entre o município e o banco internacional.

Recebidos pelo secretário da Semulsp, Sabá Reis, os representantes Werner Kornexl, especialista sênior em Meio Ambiente, e Rafael Ornelas, economista, não esconderam a admiração pelo trabalho realizado na capital amazonense. A visita também contou com a presença do titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, do presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó, e do controlador-geral do município, Alessandro Moreira.

“Estou cheio de admiração por tudo que vi aqui. Transformar um problema ambiental em algo maravilhoso como isso aqui é impressionante. Eu não vi igual. Estamos muito animados para fazer mais, para iniciar um diálogo e ampliar esse apoio”, afirmou emocionado Werner Kornexl, diante da revitalização da Lagoa da Compensa e da transformação promovida pela Semulsp.

Sabá Reis destacou que o trabalho desenvolvido vai muito além da limpeza urbana. “A Lagoa da Compensa não foi apenas revitalizada. Ela será um espaço de lazer, cultura, esporte e contemplação. Mostramos também os exercícios de dragagem e desassoreamento no igarapé do Franco, além dos nossos projetos de reciclagem e educação ambiental. Tudo isso é feito com reaproveitamento de materiais e participação popular”.

Para Rafael Ornelas, a visita é o início de um novo ciclo. “O Estado do Amazonas já é parceiro do Banco Mundial e agora iniciamos com a Prefeitura de Manaus esse novo projeto. A ideia é construir juntos as áreas prioritárias e ampliar essa relação. É um pontapé inicial promissor”.

O controlador Alessandro Moreira lembrou que o diálogo com o Banco Mundial foi iniciado ainda em janeiro, por orientação do prefeito David Almeida. “Hoje, comemoramos mais um avanço. O que foi visto na Lagoa da Compensa é um trabalho inédito, com impacto ambiental, social e financeiro. Isso envolve diversas secretarias e o uso responsável de recursos, como a madeira apreendida pela Polícia Federal, reaproveitada em móveis urbanos”.

Já o presidente do CMGE, Arnaldo Grijó, ressaltou o caráter humano e ambiental do trabalho da Semulsp. “A secretaria ganhou um novo rosto. Essa visita representa a chance de novas parcerias internacionais e reforça o compromisso de gestão municipal com o desenvolvimento sustentável”.

O secretário Clécio Freire, por sua vez, destacou o aspecto financeiro da cooperação. “Estamos avançando também em negociações para repactuação de dívidas, com prazos mais longos. Isso nos dará fôlego fiscal para investir ainda mais na cidade. A presença do Banco Mundial aqui é um sinal claro de confiança na gestão do prefeito David Almeida”.

Com esse encontro técnico marcado por reconhecimento e admiração, Manaus se aproxima de uma nova fase em sua política ambiental, abrindo caminhos para parcerias que podem alavancar projetos transformadores e sustentáveis na capital da Amazônia.

Foto – Clóvis Miranda / Semcom

Post Relacionado

Equipes da limpeza urbana da Prefeitura de Manaus atuam na avenida Brasil

Victória Farias

Moradores do Monte Sinai recebem nova área de acesso após construção de escada pela Prefeitura de Manaus

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus certifica mais de 1,7 mil alunos do programa ‘English Manaus’

blitzamazonico