Blitz Amazônico
Economia

Balanço Dia dos Namorados: E-commerce registrou 2,8% em tentativas de fraude neste ano

Levantamento exclusivo da ClearSale, realizado entre 29 de maio e 12 de junho, mostrou que o ticket médio das compras fraudulentas foi de R$1.183

De acordo com levantamento exclusivo da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, neste ano, o Brasil registrou 2,8% no valor total de tentativas de fraude no comércio eletrônico no Dia dos Namorados. O dado equivale a R$ 96 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual, redução de 40% no comparativo com 2022. No período de 29 de maio até 12 de junho, a empresa analisou quase R$ 3,5 milhões em pedidos no e-commerce, o ticket médio da fraude foi de R$1.183. 

A redução das tentativas de fraudes no e-commerce é um fenômeno que vem sendo observado em outras datas sazonais do varejo. “Neste semestre, temos acompanhado uma leve desaceleração do e-commerce, que pode ser explicada por fatores como o endividamento da população, então é natural que haja queda também nas tentativas de fraude”, explica Marcelo Queiroz, head de Estratégia e Novos Mercados da ClearSale. 

Apesar do cenário desafiador, o especialista acredita que o acesso à informação e a conscientização do consumidor sobre tentativas de fraudes, e como evitá-las, também tenham contribuído para a redução. “O combate aos golpes é um trabalho efetivo, tendo em vista que o ticket médio de pedidos bons foi 10,9% maior do que no ano anterior”, avalia Queiroz. 

Categorias

Entre as categorias de Dia dos Namorados que mais sofreram tentativas de fraude neste ano estavam: eletrônicos (3,9%), com ticket médio de R$2.610; celulares (3,9%), com R$ 2.758; games (3,5%), com ticket médio de R$ 1.982, e, por fim, informática (2,7%), com R$ 2.668. 

Regiões

A região Norte registrou o maior índice de tentativas de fraude do país, com 4,1% e ticket médio de R$ 1.353; o segundo lugar ficou com o Nordeste, com 3,7% e ticket médio de R$ 1.226. As regiões Centro-Oeste e Sudeste ficaram empatadas, ambas com 2,8%, todavia, a primeira obteve ticket médio de R$ 1.418 e a segunda fechou com R$ 1.119. 

MarketPlace

Ainda de acordo com o levantamento, o setor apresentou 3,6% em tentativas de fraude, com mais de R$ 1 milhão em valor total de pedidos realizados. No Dia dos Namorados, o ticket médio da fraude no MarketPlace foi de R$ 2.004, enquanto o de pedidos bons foi de R$ 792. Vale ressaltar que essa diferença, no entanto, não pode ser considerada surpreendente, já que fraudadores buscam produtos mais caros e com maior liquidez, segundo a ClearSale. 

Sobre a ClearSale

A ClearSale (CLSA3) é especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. A empresa possui um poderoso banco de dados com conhecimento de 97% dos consumidores no mercado digital. Com capital aberto desde 2021, a ClearSale tem a missão de equilibrar tecnologia e profissionais especializados para entregar excelentes indicadores aos clientes, a fim de gerar cada vez mais confiança no mercado.

Post Relacionado

Honda Motos mantém liderança de mercado, com melhor resultado em oito anos

blitzamazonico

CNI prevê crescimento da economia de 2,4% em 2025

EDI FARIAS

Dívida pública sobe 2,77% em junho e ultrapassa R$ 7,8 trilhões

EDI FARIAS