Blitz Amazônico
diversão

Ateliê 23 encerra Mostra de Teatro Águas de Manaus com o espetáculo ‘Sebastião’

Apresentação acontece neste domingo, no Teatro Gebes Medeiros, com entrada gratuita
Sucesso de público, o espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23, encerra a primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus. A sessão acontece neste domingo (17/08), às 19h, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro.

A entrada é gratuita e por ordem de chegada. A organização do evento vai distribuir senhas uma hora antes da sessão. A classificação é 16 anos.

Com novo integrante na banda do Bar Patrícia, o  DJ, produtor e músico Zanisk, a peça apresenta atualização na dramaturgia e o figurino mais vibrante. Segundo Eric Lima, diretor de “Sebastião” junto com Taciano Soares, as mudanças realizadas na obra são muito expressivas e fizeram toda diferença no espetáculo.

“A primeira é a presença do Zanisk, que é um artista multifacetado e traz novas camadas para cena. É um novo personagem, o Sérgio. São novos lugares com essa figura”, destaca Eric Lima, que interpreta Little Drag na montagem.

“Outra grande mudança foi o final, que, agora, termina com a energia das drag queens, que entregam nova roupagem, outros figurinos”, completa o ator.  

“Sebastião” é inspirado no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, com memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, aliadas à experiência dos atores em números musicais e depoimentos emocionantes sobre diferentes tipos de violência e como lidam em situações do dia a dia. O nome da peça é uma referência a São Sebastião e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+.

“No final, falamos sobre as nossas dores e as nossas vitórias de forma sarcástica e irônica, que nos ajuda a superar e trazer a plateia junto até o final da peça dentro desse lugar. Brincamos com as nossas dores e nada melhor para mostrar que lidamos bem com tudo isso”, pontua Eric Lima.

“As cenas finais modificaram bastante porque estamos sempre em processo, o que nos faz refletir e mudar na obra”, comenta o diretor.

No elenco estão Taciano Soares, Eric Lima, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda. Eles dão vida a sete drag queens, Carmencita, Little Drag, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane.

A banda do espetáculo tem Zanisk e Luana Aranha no baixo e nos beats, Mady na guitarra e Bruno Rodriguez no teclado. A equipe tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali na assistência de direção, Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação e Manuella Barros na assessoria de imprensa.

Sucesso de público

Com ingressos esgotados em sessões pelo Brasil, o espetáculo está em temporada desde novembro de 2024. “Sebastião” ganhou destaque em festivais internacionais, como o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e o Festival de Curitiba 2025, com apresentações na Mostra Lúcia Camargo. Em junho deste ano, a peça do Ateliê 23 participou da Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural, em São Paulo.

“Sebastião” está nos streamings de áudio, com as músicas “Toda La Noche”, “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”. O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Mostra Águas de Manaus

A Mostra de Teatro Águas de Manaus é realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) e pela Águas de Manaus, com recursos do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Grupo Tigre, apoio institucional da Benevolência e apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Também tem apoio cultural da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Ateliê 23 e Buia Teatro. A programação completa pode ser encontrada no instagram.com/mostradeteatroam.

FOTO: Vitor Dias

Post Relacionado

Acessibilidade cultural: Projeto de longa-metragem de Marcos Tupinambá apresenta lendas amazônicas com sessões inclusivas

victoria Farias

Espetáculo ‘Gaia’ estreia em Manaus com reflexão sobre mudanças climáticas

victoria Farias

Prefeitura de Manicoré vai realizar 47º Festival Folclórico com disputa de quadrilhas e show do cantor Afonso Cearense

victoria Farias