Blitz Amazônico
Amazonas

Assistência técnica e extensão rural são destaques em encontro nacional, realizado com apoio do Idam

O desenvolvimento das agências de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a instauração de câmaras técnicas e o programa do trabalho sustentável com associadas marcaram a 35ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), realizada em Manaus, nos dias 21 e 22 de setembro. O evento contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destacou a importância do debate com outras entidades, no qual prevaleceu a implementação de novas tecnologias para alavancar o desenvolvimento da agricultura familiar no Amazonas.

“Foram dois dias de muito aprendizado, trocas de experiências e debates com as entidades de Ater de todo o Brasil. Para o Amazonas, é uma satisfação poder receber as associadas, que muito tem a contribuir no avanço do setor primário local, com novas tecnologias, alternativas e possibilidades de desenvolvimento tecnológico para a nossa agricultura”, avaliou o diretor-presidente.

O presidente da Asbraer, Natalino Avance, também comemorou o resultado do evento. “O ambiente que encontramos aqui nos deu a oportunidade de olhar para frente e oferecer um serviço para mudar a realidade do público de Ater. A avaliação que faço é muito positiva e agradeço ao Idam, que se desdobrou para criar esse ambiente favorável, no qual houve muita troca e reflexão”, afirmou.

Durante o encerramento, o presidente da Asbraer também destacou a relevância do debate no Amazonas, por ter uma logística e realidade diferenciadas das encontradas nos demais estados brasileiros.

No encontro, foram deliberadas 14 pautas por 24 representantes de várias entidades de Ater do Brasil. O evento também contou com a presença de integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que também apresentaram possíveis soluções para os entraves do setor primário.

MDA na assembleia

Presente na assembleia, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) do MDA, Marenilson Batista, chancelou a importância da realização do evento realizado no Amazonas, que, segundo ele, possibilitou o debate sobre políticas públicas com mais precisão.

“A assembleia nos deu a condição de poder ver de perto o que se ouvia falar sobre o Amazonas, quando se trata de Ater, por conta da localização geográfica. Poder estar in loco, possibilita o debate sobre políticas públicas específicas e que atendam, de fato, o estado. Foi um encontro proveitoso e que, certamente, nos deu condições para calibrar ações específicas para a realidade local”, concluiu.

FOTOS: Marfran Vieira e Kevyn Sousa/Idam

Post Relacionado

Presidente da Associação do MP é convidado para integrar chapa para nova diretoria nacional da categoria

blitzamazonico

Conselho de Regulação do Amazonas aprova Manual de Procedimentos da Cigás

EDI FARIAS

Após ação da Defensoria, Justiça determina que Bradesco cancele descontos de cestas tarifárias em Coari e Codajás

victoria Farias