Blitz Amazônico
Amazonas

Após atuação da Defensoria, desocupação de área rural é suspensa em Carauari

De acordo com o Polo do Juruá, mais de 100 pessoas vivem na localidade há quase 50 anos

O Polo do Juruá da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) obteve, na Justiça estadual, uma decisão favorável para suspender a desocupação da Fazenda Manabiuí, no município de Carauari, onde residem aproximadamente 40 famílias em situação de hipossuficiência econômica, há quase 50 anos.

A suspensão foi possível, depois que DPE-AM recorreu de uma liminar que determinava a saída dos moradores, sob pena de multa diária de R$ 1 mil e uso de força policial. O efeito suspensivo foi decretado no dia 15, pelo desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior.

“A Defensoria tomou conhecimento da situação somente após a decisão liminar de desocupação, quando alguns moradores procuraram a instituição. Com isso, pela natureza da questão que abrange grupo de pessoas vulneráveis e o direito constitucional à moradia, decidimos intervir como ‘custos vulnerabilis’”, explicou o defensor público Vinicius Cepil Coelho, responsável pela ação.

De acordo com o defensor, as famílias que residem na área rural utilizam as terras para subsistência, desde a década de 70, quando houve a permissão de ocupar o local, inclusive, com usucapião ajuizada em alguns casos. Porém, em 2022, as terras foram compradas e o atual proprietário ingressou com a ação reivindicatória.

“A atuação da Defensoria nesses casos é fundamental, tendo em vista que essa ação afeta um grupo de pessoas vulneráveis, muitos indígenas, crianças e idosos, e interfere no seu direito à moradia, já que não possuem outra residência, nem recursos para alugar ou comprar outro imóvel”, concluiu.  

CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA

Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.

Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m

Foto: Divulgação-DPE/AM

Post Relacionado

Detran-AM e Sejusc firmam parceria para revitalizar unidade do PAC em Parintins

EDI FARIAS

Com sensação de dever cumprido, bombeiros do Amazonas retornam de missão humanitária no Canadá

EDI FARIAS

Defensoria Pública do Amazonas lança a 4ª edição da Revista Arandu

victoria Farias