Blitz Amazônico
Amazonas

Amazonprev alerta para prazo de encerramento do Censo Previdenciário

A Fundação Amazonprev alerta servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Amazonas para a obrigatoriedade de realização do Censo Previdenciário. O prazo se encerra no dia 2 de agosto. Até o momento, 18.473 segurados estão pendentes para realização do procedimento. Aqueles que não cumprirem a determinação podem deixar de receber os proventos mensais.

A medida deve afetar os lançamentos da folha de pagamento do mês de agosto. E será mantida até que os convocados compareçam para realização do recenseamento. O Censo Previdenciário iniciou em maio de 2023 e é de realização única. A convocação é direcionada apenas àqueles que ainda não fizeram o procedimento, desde o ano passado. O coordenador de Previdência da Amazonprev, Alan Cardec, destaca a necessidade de cumprimento da determinação.

“Nós estamos reforçando a divulgação, pois ainda temos um número alto de faltosos. São 18 mil segurados que precisam se apresentar para o Censo. Oferecemos a opção on-line para as pessoas que moram no interior ou fora do Estado e o presencial para quem mora em Manaus. É essencial que essas pessoas atendam nossa convocação e evitem a suspensão dos proventos”, destacou Alan Cardec.

Para todos os servidores ativos está disponível a modalidade do Censo on-line. Além desses, também os aposentados e pensionistas que residem no interior ou fora do Estado. O link para acesso à plataforma está disponível no site www.amazonprev.am.gov.br. No formato on-line, é preciso digitalizar os documentos originais solicitados e anexar o autorretrato (selfie) do segurado.

A modalidade presencial é obrigatória para os aposentados e pensionistas que moram na cidade de Manaus. Também podem realizar aqueles que estejam de passagem pela capital, desde que tenham em mãos a documentação original completa. Para a realização presencial é preciso fazer o agendamento no site da Amazonprev, no link “Censo Previdenciário”. Os locais credenciados para o atendimento são o prédio anexo da Amazonprev, com entrada pela rua Ipixuna – Centro; e o Cetam Aníbal Beça da Avenida, na avenida Autaz Mirim, na zona leste.

Tanto no formato on-line quanto no presencial, o procedimento deve ser feito na presença do próprio segurado, não sendo permitida a realização por terceiros ou mesmo por procuração. Todos os documentos devem estar em formato original, sem rasuras e em bom estado de conservação.

Para esclarecer dúvidas, o segurado pode entrar em contato pelo número 0800 800 3400, que atende ligações ou mensagens de whatsApp.

Visita domiciliar

As pessoas com dificuldade de locomoção, precisam solicitar a visita domiciliar também pelo link do Censo, no site da Amazonprev. Ao acessar a página, informar CPF e local de residência, o segurado deve marcar a opção “visita domiciliar”, preencher as informações necessárias e anexar o laudo médico que comprove a condição do segurado, com data de emissão de no máximo noventa dias.

FOTOS: Maidno Sampaio/Amazonprev 

Post Relacionado

Amazonas firma parceria com Embaixada da Coreia do Sul e anuncia rede de proteção ambiental com novas tecnologias

EDI FARIAS

Sepror participa de reunião do Comitê de Gestão da Pesca em Fortaleza

EDI FARIAS

Sebrae faz mapeamento do potencial inovador de Novo Airão

victoria Farias