Os alunos da 3ª série do ensino médio do Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros destacaram-se ao conquistar medalhas na 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (ONFIL), realizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 17 e 20 de outubro.
O estudante João Alexandre conquistou a medalha de ouro na etapa regional e nacional escrevendo ensaios filosóficos sobre o livre arbítrio e a felicidade humana e como ela se relaciona com o mundo, respectivamente.
Para ele, desde o início, a ideia de poder participar da competição foi uma oportunidade de sair da zona de conforto. Além do reconhecimento por meio das medalhas, o jovem conta do conhecimento e experiência que adquiriu durante a olimpíada.
“Cada um ali parecia ter alguma especialidade em alguma área da filosofia, e conversar com eles foi como ir por algum tempo para o ‘mundo das ideias’, de tão boas que eram as discussões. Para falar a verdade, a experiência na olimpíada não pode ser restrita à conquista das medalhas, mas foi uma verdadeira aula de experiência pra mim”, conta.
Ainda extasiado, ele descreve o que sentiu ao ver seu nome no telão de anúncio dos campeões.
“Percebi que realmente tinha acontecido aquilo, e era algo nacional, fora de toda proporção que eu imaginaria alcançar. Acho que até hoje ainda não caiu a ficha, mas conseguimos levar o ouro pra casa, minha mãe ficou emocionada, chorou, e eu confesso que foi gratificante aquele momento, um dos mais importantes do ano”, diz.
Com esse resultado, o aluno se classificou para a fase internacional que será realizada em 2025, em Bari, na Itália.
Além dele, Jhoão Victor Lima Santos também esteve na olimpíada e conquistou a medalha de prata durante a seletiva regional realizada dia 28 de junho, também marcando seu nome na história do evento e da educação amazonense.
“Não tem palavra melhor que resuma o que sentimos por nossos alunos, senão ‘orgulho’. Vê-los alçar voos tão altos reafirma o quão estudiosos, esforçados e inteligentes eles são, assim como demonstra o nosso compromisso em incentivá-los e em oferecer ensino de qualidade a esses jovens”, afirma a Adriana Nascimento, Diretora Regional do Sesc Amazonas.
No primeiro dia do evento, os participantes enfrentaram um rigoroso ensaio filosófico, que envolveu quatro horas de produção intelectual entre 37 alunos. O desafio não apenas testou o conhecimento filosófico dos estudantes, mas também promoveu um ambiente de reflexão e debate sobre assuntos contemporâneos.
Sobre o evento
A Olimpíada Nacional de Filosofia é promovida pela Universidade Federal de Santa Maria em colaboração com diversas instituições de todo o Brasil. Iniciada em 2024 com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a ONFIL é fruto de uma ampla rede de colaboração formada desde 2018, visando preparar os estudantes para a Olimpíada Internacional de Filosofia.
Foto: Divulgação / Sesc Amazonas