Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Ageman adota medidas mais rigorosas com Águas de Manaus em relação ao abastecimento no Viver Melhor

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) determinou, nesta terça-feira, 1º/4, que a concessionária Águas de Manaus suspenda temporariamente os cortes no abastecimento de água, por inadimplência, no residencial Viver Melhor, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte da capital.

A decisão foi formalizada por meio de ofício assinado pelo diretor-presidente do órgão regulador, Elson Andrade. A medida considera os impactos decorrentes da falta de regularidade não fornecida de água na localidade. Conforme o documento, a expedição deverá se abster de realizar qualquer suspensão do serviço por falta de pagamento até que a situação de abastecimento seja satisfatória e atestada pela Ageman.

“A determinação visa resguardar o direito dos moradores do Viver Melhor, no bairro Lago Azul, ao acesso contínuo à água, um serviço essencial, especialmente enquanto persistirem irregularidades no suficientes”, ressaltou Elson Andrade.

A Ageman também informa que, em caso de descumprimento da medida, poderá instaurar procedimento sancionatório contra a operação.

Há duas semanas, a agência reguladora acompanha as diversas intervenções que a Águas de Manaus tem realizado na localidade, a fim de garantir a continuidade do abastecimento. Devido à presença de áreas irregulares nas proximidades da comunidade Monte Horebe, o que vem provocando o desvio do abastecimento, os moradores das etapas 1 e 2 do Viver Melhor ficaram com dificuldade para ter água 24 horas por dia, sete dias por semana, nas torneiras.

A pedido da Ageman, carros-pipa funcionam na localidade todos os dias. Houve ainda a instalação de dois reservatórios de 25 mil litros cada e uma bomba que direciona a água diretamente para a rede, garantindo que os moradores do bloco 360 recebam água em seus imóveis sem precisar carregar baldes.

Paralelamente a essa medida paliativa, a engenharia iniciou a obra na implantação de um novo poço e também de uma extensão de rede de 1,3 milha para fortalecer o abastecimento na região.

Inaugurado entre 2012 e 2013, o residencial Viver Melhor não dispõe de reservatórios nos blocos, mesmo que edificações tendo quatro andares, o que dificulta o armazenamento de água por parte dos moradores.

A agência reguladora segue acompanhando de perto a situação no conjunto Viver Melhor, com fiscalizações e vistorias.

Fotos– Divulgação/Ageman

Post Relacionado

Manaus adota a estratégia ‘Aproveita Baby’ para evitar sobra de vacinas contra a Covid-19

victoria Farias

Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação de mais de 100 metros de rede de drenagem profunda no bairro Cidade de Deus 

victoria Farias

Prefeitura promove curso de educação financeira a indígenas venezuelanos no Tarumã

Patrick