Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inaugura espaço de reciclagem ‘Recicle Caio’ para reforçar o cuidado com o meio ambiente

Inauguração do espaço de reciclagem ‘Recicle Caio’ marca Semana da Criança em escola da prefeitura no Lago Azul

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou, nesta quarta-feira, 2/10, o espaço de reciclagem “Recicle Caio”, localizado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Caio Carlos Frota de Medeiros, no bairro Lago Azul, zona Norte da cidade. A ação, que faz parte das atividades da “Semana da Criança”, beneficiará mais de 225 crianças, de 4 e 5 anos, com atividades voltadas para a sustentabilidade e educação ambiental.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o projeto “Recicle Caio” foi criado com o objetivo de incentivar a comunidade a separar materiais recicláveis do lixo comum, além de reduzir o despejo de resíduos sólidos em frente ao Cmei. Como parte das ações do projeto, houve uma apresentação lúdica dos “Garis da Alegria”, que reforçou a importância da reciclagem e da consciência ambiental entre as crianças e suas famílias.

“Nosso objetivo é preparar as crianças para o futuro, ensinando desde cedo sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, queremos reduzir o despejo de resíduos sólidos em frente à escola e conscientizar as famílias sobre a importância dessa separação”, comentou a diretora da escola, Jezica da Silva.

Durante o evento, as crianças participaram de atividades interativas que incluíram a criação de brinquedos e objetos decorativos com materiais reciclados, além de oficinas práticas sobre separação do lixo e sua reutilização. Também foi organizada uma exposição de trabalhos feitos pelas próprias crianças, como desenhos e esculturas, que demonstravam o que aprenderam sobre o ciclo dos materiais recicláveis.

Concorrendo a uma premiação nacional nas áreas de Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Stem), o “Recicle Caio” será integrado ao currículo dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades nessas áreas e reforçando a consciência ambiental.

“Estamos muito animados com a implementação do ‘Recicle Caio’. Ele é uma oportunidade de ensinar nossas crianças sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente desde cedo. Acreditamos que, ao envolver toda a comunidade, podemos fazer a diferença e reduzir o desperdício de materiais, promovendo um futuro mais sustentável para todos”, afirmou a idealizadora do projeto, professora Michele Nunes.

A aluna Ana Beatriz, de 5 anos, do 2º período, está super empolgada com a novidade. “Eu gosto muito de preservar a natureza. Agora eu vou aprender a reciclar e a dizer para todo mundo não jogar lixo no chão”, concluiu.

Post Relacionado

Casa de Praia recebe atrações musicais do samba ao pagode neste fim de semana

blitzamazonico

Faltando 79 dias para o fim do ano, a Prefeitura de Manaus atingiu em setembro, conforme dados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), a soma de 91,2% de todos os processos analisados em 2021: são 425 análises em 2022 contra 466 de todo o ano passado. Na maioria dos processos analisados pelo colegiado de planejamento urbano municipal está a Regularização e Habite-se (197 ou 46,35%), seguido de certidões em geral (150 ou 35,29%) e aprovação de projetos (59 ou 13,88%). Do total, 83%, ou 352, tiveram decisão por provimento integral, e outras 15 (4%) por provimento parcial. Outras 58, correspondente a 14%, foram indeferidas. O CMDU analisa processos desde licenças, Habite-se, renovações e certidões de licenciamento que tramitam no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “O colegiado reflete parte do desenvolvimento urbano da capital e tem papel estratégico na gestão e construção da política para melhoria da cidade, dirimindo desde questões sociais, técnicas a habitacionais”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. Entre os processos que também vão para o conselho constam aprovação e regularização de edificações; análises e aprovação de medidas mitigadoras e compensatórias para empreendimentos de impacto urbano-ambiental; decisões sobre pedidos de alteração de uso do solo, com atuação da Comissão Técnica de Planejamento Urbano (CTPCU); diligências, entre outros. A composição do grupo é de representantes de 18 entidades civis e públicas. Em todo encontro, realizado sempre às quartas-feiras (exceto feriados e pontos facultativos), um participante de cada entidade deve compor a plenária, somando 18 conselheiros, além dos requerentes dos processos em pauta, caso tenham interesse de participar. Atividade O CMDU é uma importante ferramenta de apreciação de projetos para o bem público, valorizando o esforço do empresariado ao cidadão comum, que busca regularizar sua obra e fazer o melhor pelo urbanismo da cidade, atendendo a legislação em vigor. O conselho foi criado na Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, tendo funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano, considerando a legislação em vigor e o Plano Diretor da cidade. O conselho ainda delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Implurb.

Victória Farias

Prefeitura de Manaus apreende 790 quilos de alimentos na operação de fiscalização sanitária ‘Natal com Saúde’

EDI FARIAS