Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública do Amazonas celebra 10 anos da tese amazonense “Custos Vulnerabilis”

Argumentação que amplia as possibilidades de proteção dos segmentos sociais vulneráveis já foi acolhida pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) comemora os 10 anos da tese “Custos Vulnerabilis”, que possibilita à Defensoria Pública atuar em processos judiciais como guardiã de grupos ou pessoas em situação de vulnerabilidade, mesmo que esses já estejam representados por um advogado. O objetivo central é fortalecer a defesa daqueles que mais necessitam.

O defensor público Maurílio Casas Maia, autor da tese na DPE-AM, explicou que a ideia foi desenvolvida em 2014, a partir de reflexões sobre como aprimorar a proteção jurídica dos assistidos.

“A tese surgiu em maio de 2014 como um instrumento de resistência à visão preconceituosa sobre a legitimidade institucional da Defensoria Pública. Essa percepção reducionista dificultava ou impedia a proteção de segmentos sociais historicamente marginalizados. A tese vem, então, para esclarecer a verdadeira vocação constitucional da Defensoria e facilitar o acesso à justiça para os vulneráveis”, destacou.

“A tese, criada no Amazonas, encontrou forte acolhimento entre os membros da Defensoria de todo o país e no Poder Judiciário, sendo aceita pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ela amplia as possibilidades de proteção aos grupos vulneráveis por meio da atuação institucional da Defensoria Pública”, concluiu Maia.

Em 2023, o STF acolheu a tese amazonense. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) já reconhecia a tese desde 2016, e o STJ a acolhe desde 2019.

Custos Vulnerabilis é um termo em latim que significa “Guardião dos Vulneráveis”. A Constituição Federal brasileira define a Defensoria Pública como uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, responsável pela orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos de forma integral e gratuita para os necessitados.

Palestra

Nesta terça-feira (24), a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) realizará o curso “Webinar 10 anos de Custos Vulnerabilis: Reflexões sobre identidade e atuação institucional da Defensoria Pública”. 

O evento virtual terá início às 14h e contará com apresentações dos defensores públicos Maurílio Casas Maia e Helom Nunes. Também participarão defensores de outros estados: Amélia Rocha, do Ceará; Allan Ramalho, de São Paulo; Rodrigo Pacheco, do Rio de Janeiro; Patrícia Kettermann, do Rio Grande do Sul, e Renata Martins, de Minas Gerais.

Para mais informações e inscrições, acesse [o link](https://escolasuperior.defensoria.am.def.br/cursos/) e siga as orientações.

Texto: Fernanda Moutinho

Foto: Arquivo/ DPE-AM

Post Relacionado

Açaí, farinha e mandioca: ‘Mercado Amazônia’ do 3º FIINSA cresce em negócios e atratividade

victoria Farias

Defensoria Pública expande atuação em Eirunepé com dois novos defensores

blitzamazonico

Apresentador Sikera Jr recebe alta hospitalar e volta para casa após 15 dias internado

blitzamazonico