Blitz Amazônico
Esporte

JEAs 2024: Secretaria de Educação, Saúde e Samu definem procedimentos padrão de atendimento aos atletas

Às vésperas da abertura da 45º edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou uma reunião de alinhamento de procedimentos padrões de saúde. A iniciativa, que conta com o apoio da  Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e de profissionais e estudantes de Fisioterapia visa o cuidado com os mais de 5,6 mil alunos atletas que participarão da competição. 

Para o JEAs 2024, que inicia na quarta-feira (17/07) e segue até o dia 28 de julho, foi idealizado um plano de ação fruto de uma parceria entre órgãos públicos e instituições de ensino, públicas e privadas. Com um posto de atendimento fixo na Vila Olímpica de Manaus, na zona centro-oeste da capital, durante toda a duração do JEAs, o plano de ação contará com a comunicação direta com a equipe de saúde do Samu, para a celeridade de decisão, por meio da definição de locais possíveis de atendimento. 

Além dos médicos e fisioterapeutas que ficarão disponíveis na Vila Olímpica, cada uma das 14 praças esportivas que sediarão as disputas do JEAs também contarão com fisioterapeutas treinados para o primeiro atendimento em caso de lesões. A parceria, de acordo com o coordenador do Núcleo de Desporto Escolar (NDE) da Secretaria de Educação, Joniferson Vieira, vem em boa hora. 

“Com a SES tínhamos a previsão de estabelecermos ciência com os postos de saúde próximos às praças esportivas. Porém, a devolutiva foi ainda maior, e hoje temos uma logística organizada para o melhor atendimento do nosso aluno’’, ressaltou o coordenador. 

Voluntários

Mais de 30 estudantes de Fisioterapia, de instituições de Ensino Superior, privadas e públicas, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Estácio, Fametro e UniNorte, atuarão como voluntários. Entre os pontos de atendimento pré-definidos para encaminhamento dos possíveis alunos estão: o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Alvorada, do São Raimundo, Joventina Dias e da Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues, todas escolhidas estrategicamente por estarem próximas a praças esportivas de competições do JEAs. 

Procedimentos 

Em reunião realizada na tarde de segunda-feira, (15/07), o procedimento padrão de primeiro atendimento foi treinado com os voluntários de Fisioterapia que atuarão nas praças esportivas a partir desta quarta-feira.

De acordo com a secretária Executiva Adjunta de Assistência da SES-AM, enfermeira Mônica Melo, o passo a passo é essencial para um melhor encaminhamento e resolução das possíveis lesões. 

“O procedimento é observar se temos obstruções das vias aéreas, respiratórias, sangramentos ou deformidades, e quais os níveis de consciência do estudante vitimado pelo acidente. Com essas informações, o Samu será acionado e levará este atleta para uma unidade de saúde que já está preparada e avisada da sua chegada’’, destacou a secretária. 

A  45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) é um evento que conta com a presença de alunos de 38 municípios do Amazonas, entre escolas estaduais, municipais, federais e privadas. Os mais de 5,6 alunos atletas estão divididos em 20 modalidades esportivas. A abertura oficial dos Jogos acontece na quarta-feira (17/07), bem como as primeiras competições. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Post Relacionado

Prefeitura entrega novos kits esportivos a projetos do bairro São José

victoria Farias

Atleta de Boxe Lucas Costa cria projeto para mudar vidas através do esporte

blitzamazonico

Estudantes da rede estadual vencem primeira partida do vôlei de praia no JEBs 2022

blitzamazonico