Blitz Amazônico
Saúde

FVS-RCP recebe reconhecimento da Anvisa por qualidade de informação disponibilizada a Sistema Nacional de Vigilância Sanitária

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) recebeu, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), o reconhecimento da manutenção o Perfil Analítico nos anos de 2022 e 2023 no sistema Harpya, contribuindo significativamente para a qualificação da informação disponibilizada ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

O reconhecimento foi concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é referente à capacidade analítica da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária. O certificado foi emitido na terça-feira (16/04), durante o encontro dos Laboratórios Oficiais da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA), realizado no início da semana (15 e 16/04), em Brasília.

O evento contou com a participação de vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, como representantes da Anvisa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o reconhecimento destaca o esforço da vigilância laboratorial com a qualidade do serviço prestado à população. “Esse reconhecimento demonstra publicamente nosso compromisso com a excelência na prestação de serviços de saúde pública”, destaca.

A diretora do Lacen-AM, Ana Ruth Arcanjo, disse estar orgulhosa com o recebimento do certificado. “Este reconhecimento é fruto do esforço coletivo e do comprometimento de nossa equipe em atuar para garantir a qualidade e precisão dos dados fornecidos à Anvisa. Estamos honrados por fazer parte de uma rede tão importante para a saúde pública”, afirmou.

O certificado de reconhecimento foi recebido pela funcionária do Lacen-AM, Miriam de Moura Mar, em uma cerimônia que evidenciou os laboratórios que se destacaram em diferentes categorias, incluindo o Lacen-AM como Laboratório com Perfil Analítico atualizado junto à Anvisa.

Encontro

O encontro da Anvisa também abordou os desafios e perspectivas dos laboratórios oficiais para atender às funções regulatórias, como “testes de laboratório” e “liberação de lotes de vacinas”, visando tornar o Brasil uma autoridade listada da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, foram compartilhadas experiências exitosas sobre gestão da qualidade, ensaios analíticos e programas de monitoramento da qualidade de produtos sujeitos à vigilância sanitária.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Post Relacionado

Call center do aplicativo Saúde Amazonas contabiliza mais de 24,6 mil ligações no primeiro mês de operação

Redator

São PaulSão Paulo inicia vacinação de pessoas com baixa imunidade contra mpoxo inicia vacinação de pessoas com baixa imunidade contra mpox

EDI FARIAS

Inscrições para Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública da UEA são prorrogadas até o dia 20 de fevereiro

Victória Farias