Blitz Amazônico
Polícia

Operação Raio X: Integrantes de tribunal do crime são presos por tortura, homicídio e ocultação de cadáver

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), deflagrou a segunda fase Operação Raio X e prendeu Jackson de Oliveira Teixeira, 21, e Thyago Queiroz Andrade, 34, integrantes de um grupo criminoso que teria envolvimento com os crimes de tortura, homicídio e ocultação de cadáver no bairro Compensa, zona oeste.

Participaram da operação o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), da PC-AM, e Companhia de Operações Especiais (COE), da PMAM.

Durante coletiva de imprensa na sede da Delegacia Geral, o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), disse que a operação iniciou na segunda-feira (25/03) com a prisão de Thyago Queiroz Andrade e, nesta terça-feira (26/03), ocorreu o desdobramento com a prisão de Jackson.

“Ações como essas estão diminuindo a criminalidade no bairro Compensa, retirando indivíduos de alta periculosidade de circulação. Também agradeço o apoio da Seai, que vem sendo parceira da Polícia Civil e nos ajudando a deflagrar operações exitosas como essas, que impactam ativamente no crime organizado”, ressaltou.

Conforme o delegado Fábio Aly, titular da unidade policial, as prisões de Jackson e Thyago são resultado de investigações que iniciaram em 2023, quando foi registrado o desaparecimento de Anderson Augusto Pacaio de Azevedo. Ele desapareceu na noite do dia 19 de outubro daquele ano.

“O fato foi registrado como desaparecimento, contudo verificamos indicios de que a vítima poderia ter sido executada. Então, iniciamos as investigações para identificar os envolvidos. E, entre eles, está Jackson, que conduziu a vítima para uma área conhecida como “Favelinha da Compensa” a mando de seu pai, que seria Pedro Wask Teixeira, conhecido como “Belo”, detalhou o delegado.

Segundo ele, “Belo” é um indivíduo de alta periculosidade envolvido com o tráfico de drogas e com vários mandados de prisões em aberto. Anderson foi levado para aquele local a fim de ser interrogado, pois os infratores acreditavam que ele teria subtraído a droga de um traficante do mesmo grupo criminoso.

“Eles planejavam fazer a vítima confessar e entregar quem, supostamente, havia subtraído a droga. Com base nisso, os indivíduos torturaram Anderson Augusto em excesso e ocasionaram a sua morte. Posteriomente, eles o esquartejaram e se desfizeram do seu corpo no Rio Negro”, contou.

Procurados

Outros seis integrantes do grupo criminoso, que seria uma espécie de tribunal do crime, também estão sendo procurados pela tortura, homicídio e ocultação de cadáver do Anderson.

São eles Erick Teixeira da Silva, conhecido como “Erick Tinoco” ou “Tinoco”; Francinaldo de Oliveira Teixeira, conhecido como “Siri”; Frank Willian dos Santos Silva, o “Paquetá” ou “Frankzinho”; Moises Terço Moreira, o “Bonitão”; Pedro Wask Teixeira, conhecido como “Belo”; e Weberte Figueiredo de Souza, o “Atividade”.

A PC-AM solicita que quem tiver informações sobre o paradeiro dos indivíduos, deve entrar em contato pelos números (92) 3667-7608, disque-denúncia do 8° DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será preservada.

Procedimentos

Os indivíduos responderão por homicídio qualificado por emprego de tortura, ocultação de cadáver e formação de milícia e ficarão à disposição da Justiça.

FOTOS: Erlon Rodrigues e Lyandra Peres/PC-AM.

Post Relacionado

Polícia Civil prende dupla em posse de 60 Kg de cocaína de alta pureza no Rio Amazonas

EDI FARIAS

PC-AM prende mais dois integrantes de ONG que utilizava vulnerabilidade de moradores de rua para obter vantagens financeiras

blitzamazonico

Dois homens são presos pela Polícia Militar do Amazonas por receptação

EDI FARIAS