Blitz Amazônico
Polícia

Policiamento Comunitário da PMAM fortalece comunicação com moradores da zona centro-oeste

Implementado há oito anos pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o projeto Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) fortaleceu a comunicação dos moradores de conjuntos da zona centro-oeste de Manaus com a instituição, e reforçou o policiamento comunitário naquela região. O principal intuito do RVP é prevenir possíveis ações criminosas, principalmente roubos e furtos.

De acordo com o comandante do projeto, o também comandante da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), capitão PM Isaias Souza, o projeto foi idealizado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e, durante curso no estado, um oficial da PMAM trouxe a proposta para a capital amazonense.

“Esse projeto, que tem o intuito de aproximar a comunidade da instituição, foi implementado inicialmente no conjunto Jardim Versalles. A comunidade participa efetivamente da segurança pública por meio do whatsapp e reuniões trimestrais. Desse modo, fica mais fácil para atuarmos de forma cirúrgica nas ocorrências que venham ser registradas no bairro”, destacou o capitão.

O capitão destaca que a maior demanda do RVP é inibir furtos e roubos a residências, além de perturbação do sossego, ocorrência que possui grande número de denúncias no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

“Atualmente o projeto atende os conjuntos Jardim Belvedere I e II, Jardim Versalles I e II e Flamanal, todos localizados no bairro Planalto, que é um dos bairros que a 17ª Cicom atende”, explicou o comandante da unidade policial.

Na manhã do último dia 21, o capitão PM Isaias reuniu com comunitários na sede da 17ª Cicom para ouvir demandas e discutir ações para o projeto. Na ocasião, os moradores destacaram o desempenho e dedicação dos policiais militares no policiamento preventivo daquela região.

Comunidade

Socorro Lopes é moradora do conjunto Jardim Versalles e participa da Rede de Vizinhos Protegidos desde que foi implementada naquela localidade em 2015. Ela destaca que o projeto trouxe grande progresso no policiamento daquela região.

“Quando o RVP iniciou no Versalles, o índice de assalto era muito grande. Nós formamos essa parceria com a 17ª Cicom, foi divulgado no Conjunto, rua por rua, casa por casa, foi feito um cadastro. Temos o número do Supervisor de Área (S/A) da Cicom que, sempre que nós precisamos, quando tem alguém em atitude suspeita, nós ligamos, sempre somos atendidos, a equipe vai no local, faz abordagem e verifica a ocorrência. Então só temos que agradecer essa parceria fundamental”, salientou a moradora.

FOTOS: Israel Amorim/PMAM

Post Relacionado

Polícia Civil prende padeiro condenado a mais de 13 anos de reclusão por estupro de vulnerável

EDI FARIAS

“Sou inocente, eu estava no lugar errado na hora errada”, diz acusado de estupro de criança na Renner

blitzamazonico

Homem é espancado e morto com 7 tiros no Mutirão, em Manaus

VICTORIA LOUZADA