Blitz Amazônico
Economia

Sepror participa de encontro para aprimoramento de créditos a micro e pequenas empresas no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou da 23ª edição do Encontro dos Agentes Técnicos do Fundo de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), uma iniciativa da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O evento ocorreu na quinta-feira (14/12) e nesta sexta-feira (15/12), com foco na realização de oficinas de trabalho, direcionadas à otimização dos procedimentos de concessão e administração de créditos, utilizando os recursos do FMPES.

O diretor-presidente da Afeam e presidente do Comitê, Marcos Vinicius Castro, afirmou que “revisar e aprimorar os processos operacionais de aplicação de crédito foi o cerne do encontro, que congregou gestores de diversas instituições governamentais”. Esta revisão é minuciosa e específica para cada parceiro e integra o planejamento para a aplicação de créditos em 2024.

Entre os temas discutidos, destaca-se a alteração das normas para concessão de crédito. Algumas mudanças significativas foram propostas. Dentre elas: a inclusão de um limite de restrição igual ao do Fundo de Promoção Social (FPS) para os atendidos pela SE/PCD, restringindo o pedido a R$ 5 mil; e a adição de um relatório fotográfico aos documentos de comprovação da aplicação dos recursos.

O gerente de produção animal da Secretaria Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf/Sepror), João Bosco Corrêa Rubim, ressaltou a importância da participação ativa da secretaria: “A Sepror faz parte do comitê de gestão do FMPS, então, como gestores, precisamos colaborar com informações, processos e programas que o FMPS desenvolve, especialmente no fomento às micro e pequenas empresas do Amazonas, nos setores primários, secundários e terciários”, disse.

Além da discussão das melhorias nos processos de concessão de crédito, o encontro também alinhou estratégias para impulsionar o desenvolvimento econômico das micro e pequenas empresas no estado do Amazonas.

O encontro teve representantes de várias entidades, como: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, entre outras.

FOTOS: Isaac Maia/Sepror

Post Relacionado

Estímulo ao empreendedorismo feminino

blitzamazonico

Atividade econômica inicia 4º trimestre com leve queda em outubro

EDI FARIAS

Copom inicia quarta reunião do ano para definir juros básicos

EDI FARIAS