Blitz Amazônico
Educação

Secretaria de Educação encerra participação na ExpoAmazônia BIO&TIC com o projeto Escola da Floresta

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar encerra, nesta quinta-feira (30/11), a participação na ExpoAmazônia BIO&TIC 2023, onde apresentou o projeto “Escola da Floresta – Práticas Sustentáveis”. A programação, que teve início na terça-feira (28/11), será encerrada hoje, às 20h, no Centro de Convenções do Studio 5, zona sul de Manaus.

O projeto prioritário “Escola da Floresta” integra o programa “Educa+Amazonas”, lançado no ano de 2021, pelo governador Wilson Lima, e tem o objetivo de implementar, na rede estadual, o olhar sobre a Educação Ambiental a partir de modelos de sustentabilidade socioambiental, com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas.

A coordenadora de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Educação, Thelma Prado, reforçou a importância da participação da secretaria em um evento como a ExpoAmazônia, voltado para biotecnologia e bioeconomia, e que se encaixa com o trabalho desenvolvido pelo programa “Escola da Floresta”.

“A Secretaria de Educação tem um grande envolvimento na questão do desenvolvimento, da sustentabilidade e da educação ambiental, para que possamos fortalecer, cada vez mais, as ações dentro das nossas escolas, especificamente, nas unidades de conservação”, explicou a coordenadora.

Estande

Apresentado pelas técnicas pedagógicas da CEA, Camila Souza e Audres Gomes, o estande “Escola da Floresta – Práticas Sustentáveis” mostrou como o projeto será implantado em Unidades de Conservação (UCs), buscando preservação dos recursos ambientais e os diversos programas que serão desenvolvidos dentro das escolas, como o meliponário, coleção de colmeias de abelhas sem ferrão. Uma miniatura da futura escola foi apresentada no estande.

A primeira unidade da Escola da Floresta já está em fase de construção e será na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do município de São Sebastião do Uatumã (distante a 247 quilômetros de Manaus). 

Kattiucia Fernandes, coordenadora do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec/AC), foi uma das visitantes da exposição que conheceu o projeto.

“É um projeto promissor e que eu acredito que vai dar certo, já que vai atender esse público das comunidades que não teriam condições de vir para a capital estudar e que terão essa oportunidade com essa escola que irá recebê-los na modalidade integral”, disse a coordenadora.

Ao final da apresentação ocorreu a distribuição de mudas de plantas medicinais, frutíferas e ornamentais.

ExpoAmazônia

A ExpoAmazônia tem como propósito central fomentar o diálogo e a integração dos setores de bioeconomia e tecnologia digital na região amazônica, além de estabelecer esses pilares econômicos de forma sustentável, visando à preservação da floresta Amazônica e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

Além do estande da Secretaria de Educação, os trabalhos desenvolvidos por outras instituições do Governo do Amazonas estão abertos para visitação sendo elas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Post Relacionado

UEA abre submissões para 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

EDI FARIAS

Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celular em escolas

EDI FARIAS

Programa +RespirAR capacita profissionais de educação física para aprimorar atendimentos

EDI FARIAS