Blitz Amazônico
SaúdeSaúde

5 maneiras naturais de acelerar o metabolismo e queimar gordura

O metabolismo consiste em um conjunto de reações físico-químicas no qual o organismo transforma os alimentos consumidos em energia. Quando a conversão se dá de forma lenta, pode ocorrer ganho de peso. Quando ela é rápida, o efeito costuma ser a perda de peso.

Segundo o endocrinologista Fadlo Fraige Filho, especialista em Metabologia, quando o metabolismo está acelerado e há déficit calórico, o corpo usa a energia armazenada em forma de gordura para funcionar.

“O processo é semelhante ao de uma máquina, sendo o nosso corpo responsável pelos processos que geram energia. Para manter o funcionamento, o combustível vem da alimentação diária. Há um nível mínimo de gasto de energia chamado de metabolismo basal, mas podemos aumentá-lo”, afirma Filho.

Confira formas de acelerar o metabolismo:

  1. Coma proteínas
    A sugestão da endocrinologista Carolina Mantelli para acelerar o metabolismo é comer proteínas magras, como frango e peixe. Elas exigem um tempo prolongado para serem processadas pelo corpo, o que resulta em estímulo metabólico.

“Além de estimular o metabolismo, as proteínas de baixas calorias favorecem a construção de massa magra e possuem pouca gordura”, detalha Carolina.

  1. Pratique musculação
    Quanto mais músculos uma pessoa possui, mais energia o organismo dela precisa para funcionar. Portanto, praticar musculação é a melhor forma de aumentar o gasto energético.
  1. Faça exercícios de cardio
    Treinos que combinam força e explosão, como corrida ou ciclismo, também são ótimos para acelerar o metabolismo. O treinamento HIIT (High Intensity Interval Training), que envolve a alternância entre períodos de alta intensidade e breves intervalos de descanso, também é altamente eficaz para aumentar a queima calórica.
  2. Organize seus lanches
    Ao planejar as refeições, não esqueça de lanches que acelerem a queima calórica. As castanhas são fonte de proteínas e gorduras boas, ótimas para controlar a fome e ajudar no funcionamento do corpo. O iogurte grego, rico em proteínas, também é uma boa opção.
  3. Cuide do seu sono
    Dormir mal é um dos principais obstáculos para a perda de peso. O sono desempenha um papel crucial na regulação do metabolismo, quando alguns hormônios específicos relacionados à queima de gordura são secretados. Sem um descanso adequado, o corpo tem dificuldades para manter o equilíbrio.

*Metrópoles

Post Relacionado

Mapa do prazer do pênis: um guia para conhecer e dar prazer para eles

Shayenne

5 alterações da Síndrome de Down que precisam decuidados do otorrinolaringologista

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus oferece imunização contra Covid-19 em 75 pontos nesta semana

blitzamazonico