Blitz Amazônico
Polícia

PC-AM e FUnATI realizam primeira etapa do Programa Longevivendo

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) realizaram nesta quinta-feira (26/10), a primeira etapa do Programa Longevivendo, que visa preparar servidores, a partir dos 60 anos, no processo de aposentadoria. O encontro ocorreu no auditório José Elcy Barroso Braga, na Delegacia Geral (DG), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Na ocasião, a investigadora Disney Pereira Bragança, diretora do Departamento de Controle e Avaliação (DCA) da PC-AM, destacou que o programa Longevivendo é um projeto de pesquisa que visa a promoção da qualidade de vida dos servidores que estejam aptos a se aposentar.

O programa prevê o desenvolvimento de uma plataforma digital que conterá um espaço de teleassistência aos servidores e hospedagem de cursos on-line para servidores e gestores de Recursos Humanos (RH).

“O processo de aposentadoria não se limita apenas à questão da idade ou tempo de serviço, há questões de saúde e outras situações que desencadeiam o início desta fase e há pessoas que não se encontram emocionalmente preparadas para dar este passo”, disse Disney.

A psicóloga do programa, Aline Vitorino Nunes, destacou que o Longevivendo também é uma forma de planejamento que permite que o servidor construa um projeto de vida e amplie seus conhecimentos sobre o envelhecimento.

“O projeto foca em fomentar uma política pública para que todos os servidores possam experienciar uma assistência para construir seu próprio projeto de vida futuro. A ideia é avaliar e acompanhar a qualidade de vida e traz como ideia verificar uma assistência para esse servidor”, conta.

Em convite aos funcionários, a programação deixa a critério do público-alvo fazer parte do projeto de pesquisa que terá duração de seis meses, seguido de uma fase de acompanhamento de dois meses para avaliação do programa em relação à qualidade de vida dos trabalhadores.

FOTOS: Beatriz Sampaio/PC-AM.

Post Relacionado

Ladrão pega “peia” por fazer arrastão e pede socorro em UBS do Jorge Teixeira

blitzamazonico

Menina de 11 anos morre após levar tiro do irmão no Amazonas

VICTORIA LOUZADA

Polícia Militar do Amazonas recaptura foragido da Justiça durante patrulhamento na zona sul

EDI FARIAS