Blitz Amazônico
Polícia

PC-AM destaca importância da implementação interna do Programa de Integridade e Compliance

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Controladoria de Administração e Finanças (CAF), realizou, nesta terça-feira (19/09), às 10h, uma palestra sobre a importância da implementação do Programa de Integridade e Compliance na instituição. O evento ocorreu no auditório da Delegacia Geral (DG), avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Na ocasião estiveram presentes o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga; delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM); delegado Eduardo Paixão, controlador geral de Administração e Finanças da PC-AM; delegado Tarson Yuri Soares, titular da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor); delegado Caio César Nunes, ouvidor da PC-AM; e o delegado Jeff Mac Donald, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol-AM).

O delegado-geral Bruno Fraga destacou que a Polícia Civil vem se tornando uma referência no Estado no que tange ao combate a todo tipo de corrupção, e também, ao longo dos últimos anos, realizou diversos atos que culminaram em economias significativas na instituição.

“Hoje é um marco para avançarmos no sentido de termos um plano de integridade, estamos batalhando para que isso ocorra ainda essa semana, e assim nos tornarmos a primeira instituição a ter de fato esse plano. Isso é mais um avanço, um belíssimo projeto que a Polícia Civil vai se destacar no Estado do Amazonas”, enfatizou Fraga.

Conforme o delegado Eduardo Paixão, controlador geral de Administração e Finanças da PC-AM, a implementação desse programa reforçará a credibilidade e a confiança da população nas ações e garantirá a efetividade dos serviços. Além disso, demonstrará o compromisso em zelar pela probidade e pelo cumprimento da lei, elevando o padrão de excelência da instituição.

“Para que nossa instituição avance, é necessário passar pelos processos de transparência, integridade, com ética e senso de responsabilidade. Atualmente, há a perspectiva de melhorarmos o serviço público, a qualidade de atendimento e as boas práticas nos setores da própria Polícia Civil”, ressaltou Eduardo Paixão.

Durante o evento, a Dra. Lúcia Magalhães, subcontroladora-geral de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado (CGE), falou sobre a importância do tema, bem como seus moldes para ser implementado na instituição.

“A nossa missão é nos aproximarmos da instituição, para contribuir com a administração pública do Estado do Amazonas, e torná-la a melhor possível. Nosso trabalho está além de apontar falhas e produzir relatórios de auditoria, e sim mostrar à sociedade os pontos altos e positivos, melhorados, para benefício dela própria”, pontuou Lúcia Magalhães.

Plano de Integridade

O programa contempla um conjunto de medidas (valores, regras, procedimentos), adotado com o objetivo de evitar, detectar e interromper a ocorrência de irregularidades, fraudes, corrupção, é a sistematização e aperfeiçoamento dos instrumentos já existentes na organização da entidade, que atuam na prevenção e combate a atos ilícitos e outros.

Os benefícios da implementação do programa incluem: redução da corrupção, melhoria da imagem institucional, conformidade legal, proteção dos agentes de polícia, eficiência operacional, entre outros.

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.

Post Relacionado

Lavagem de frota de veículos da Prefeitura de Manicoré vai custar mais de R$ 5 milhões

Redação

Polícia Civil prende homem em flagrante por apresentar documentos falsos em agência bancária na zona leste de Manaus

EDI FARIAS

Em Manaus, mais de 30 pessoas foram presas pela PMAM durante o fim de semana

Patrick